O gesto solidário de doação de 352 mil lacres, o equivalente a 105 quilos, possibilitou que mais uma cadeira de rodas fosse entregue a quem precisa, resultado da parceria do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) e a Associação Lacre do Bem. O projeto, que transforma vidas, tem a missão de promover a reciclagem, a educação ambiental e a inclusão de pessoas com deficiência.
A cadeira de rodas foi destinada à vovó Terezinha Gomes Martins, de 86 anos, e foi recebida pela neta Hannah Beatriz Martins. A entrega foi feita pelo desembargador Luiz Artur Rocha Hilário, representando o presidente do TJMG, desembargador José Arthur de Carvalho Pereira Filho.

O Projeto Lacre do Bem promove a doação de cadeiras de rodas adquiridas por meio da arrecadação dos lacres de latinhas de alumínio. A campanha no Tribunal mineiro contou com a participação de desembargadoras, desembargadores, servidoras, servidores, colaboradoras, colaboradores e visitantes.
O desembargador Luiz Artur Rocha Hilário disse ter ficado honrado por participar da iniciativa. "É uma satisfação muito grande estar aqui, nesta entrega, que ainda vai ajudar muito mais pessoas", afirmou. Esta é a quarta cadeira de rodas doada pelo TJMG como parceira do projeto, desde 2018.
Início desafiador
De acordo com idealizadora do Lacre do Bem, Júlia Macedo, que estava acompanhada da mãe Ivete Macedo, a iniciativa existe há 11 anos. "No começo, levamos em torno de três meses para conseguir juntar menos da metade de uma garrafa PET em lacres. Mas não desistimos até conseguir a primeira cadeira de rodas", disse.
Com a entrega da cadeira a dona Terezinha, o projeto chega a 950 doações e 93 toneladas de lacres recebidos. Segundo Júlia Macedo, esse trabalho é importante porque ajuda pessoas sem condições de adquirir o acessório. "As cadeiras não são apenas objetos. São qualidade de vida para todos que as recebem. São parcerias como a do Tribunal que nos motivam", afirmou.

A gestora social do Projeto Lacre do Bem, Ivete Macedo, responsável pelas parcerias, agradeceu o apoio do TJMG. "É maravilhoso ver o engajamento de todos os servidores na coleta dos lacres. Agradecemos imensamente o apoio e a solidariedade de todos."
A neta de dona Terezinha, Hannah Beatriz Martins, disse que a família havia tentado, sem sucesso, conseguir uma cadeira de rodas para a avó. Mas ao entrar em contato com o Projeto Lacre do Bem, e com a ajuda do TJMG, em menos de um mês foi possível adquirir o acessório para atender à idosa, diagnosticada com Doença de Alzheimer e que apresenta dificuldades de locomoção.
"Minha avó sempre deu amor para todos que estavam ao seu redor. Inclusive, ela abria mão de muitas coisas para poder cuidar das pessoas. Por isso, é muito bom poder ajudá-la no momento em que mais precisa", afirmou.

Parceria social
A parceria com o Lacre do Bem é uma ação do Centro de Sustentabilidade do TJMG, integrado à estrutura da Secretaria de Governança e Gestão Estratégica (Segove). Há pontos de coleta de lacres nas unidades da Corte mineira em Belo Horizonte e no interior do estado.
Na capital, o público interno e externo do Tribunal pode realizar as doações no Edifício Sede, no Anexo I, no Anexo II – Corregedoria, no Anexo III (Timbiras), no Cejusc – BH, no Edifício Liberdade, no Fórum Raja Gabaglia, no Edifício Mirafiori (18º andar) e na Unidade – Francisco Sales.
Também estiveram presentes na entrega da cadeira de rodas o diretor executivo de Comunicação do TJMG, Sérgio Galdino, e os membros do Centro de Sustentabilidade do TJMG Christianne Lanza, Arthur Crizolgo e Fabíola Bibiani.
Diretoria Executiva de Comunicação – Dircom
Tribunal de Justiça de Minas Gerais – TJMG
(31) 3306-3920
imprensa@tjmg.jus.br
instagram.com/TJMGoficial/
facebook.com/TJMGoficial/
twitter.com/tjmgoficial
flickr.com/tjmg_oficial