Em 25 de maio é celebrado o Dia Nacional da Adoção. Para ampliar a visibilidade desse modo de formar família, o Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) criou uma campanha de comunicação com o slogan: “Adoção, família se faz com amor”.
Famílias formadas por adoção aceitaram o convite para participar da campanha e posaram para fotos que estão circulando nas traseiras de 30 ônibus que circulam pelas principais vias da capital, durante todo o mês de maio. O Jornal do Ônibus também está veiculando a campanha.
Um outro produto de comunicação foi a produção de um vídeo curto para ser veiculado para milhares de torcedores em estádios de futebol. Por meio de parceria com a Arena MRV e o Mineirão, o vídeo foi exibido em dois jogos de futebol neste mês: Cruzeiro x Atlético, no dia 18/5; e Atlético e Corinthians, em 24/5.

Novos olhares para adoção
A superintendente da Coinj (Coordenadoria da Infância e da Juventude) do TJMG, desembargadora Alice Birchal, afirmou que a proposta da campanha de comunicação é despertar novos olhares para a adoção e inspirar mais pessoas.
“A adoção é um processo de responsabilidade e afeto que transforma vidas. Ao levarmos essa mensagem aos estádios de futebol e aos ônibus, ampliamos significativamente o alcance da campanha e sensibilizamos diferentes públicos. Essa visibilidade reforça o compromisso do Tribunal com o direito de crianças e adolescentes à convivência familiar e comunitária”, ressaltou a desembargadora.
Uma outra desembargadora do TJMG, a vice-corregedora-geral de Justiça, Kárin Emmerich, fala da adoção com conhecimento de causa, pois assim sua família é formada: “A opção da adoção foi uma escolha nossa, minha e do meu marido, e somos muito felizes e realizados com essa escolha. Nossos filhos de 28 e 20 anos são maravilhosos! A maternidade se fez quando os peguei no colo e me senti mãe”.
O Amor que Escolhe: Adoção é um Ato de Coração
No dia 25 de maio, celebramos o Dia Nacional da Adoção, uma data que nos convida a refletir sobre o amor que nasce da escolha consciente, da coragem de acolher, da decisão de formar uma família movida pelo afeto.
Ser mãe e pai adotivos é olhar nos olhos de uma criança e dizer, sem palavras: "Eu escolho você." É ressignificar laços, é fazer do encontro uma missão de vida. A maternidade e paternidade, por adoção, é legítima, profunda e transformadora. Não nasce da barriga, mas germina no coração com igual intensidade.
Adotar é acreditar que vínculos verdadeiros são construídos no dia a dia, na escuta, no cuidado, no aconchego de cada abraço. É ensinar e aprender, crescer junto, superar desafios e celebrar conquistas. É dar uma nova chance ao amor – e permitir que ele floresça onde antes havia silêncio ou espera.
Neste 25 de maio, homenageamos todas as famílias que nasceram da adoção e reafirmamos: todo filho é de verdade, toda mãe é de verdade , todo pai é de verdade, quando há amor, entrega e presença.
Porque adotar é mais do que acolher. É transformar vidas — e ser, para sempre, casa e abrigo no coração de alguém.
Viviane Amaral que participou voluntariamente da campanha disse que nunca é tarde para se tornar um filho. “Minha família cresceu com o nascimento de dois filhos que nasceram adolescentes pra gente! Nunca é tarde para amar!”.
Para informações sobre adoção, visite a página do Portal TJMG.
Diretoria Executiva de Comunicação – Dircom
Tribunal de Justiça de Minas Gerais – TJMG
(31) 3306-3920
imprensa@tjmg.jus.br
instagram.com/TJMGoficial/
facebook.com/TJMGoficial/
twitter.com/tjmgoficial
flickr.com/tjmg_oficial
tiktok.com/@tjmgoficial