Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais

TJMG Cultural promove sessão de cinema para deficientes visuais

Exibição do filme "Era uma vez", com entrada franca, ocorre na próxima quinta-feira (18/5)


- Atualizado em Número de Visualizações:

O Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG)  promove, nesta quinta-feira (18/5), mais uma edição do Cineclube especial com audiodescrição, evento organizado e idealizado para  pessoas cegas ou com algum tipo de deficiência visual. A sessão do filme “Era uma vez”, do diretor Breno Silveira, será às 14h, no auditório da Corregedoria-Geral de Justiça (CGJ), que fica na Rua Goiás, 253, no Centro, em Belo Horizonte.

not-cine-clube-TJMG.jpg
A primeira edição do Cineclube especial para deficientes visuais foi realizada pelo TJMG em 2017 (Crédito: Soraia Costa/TJMG)

O filme brasileiro tem duração de quase duas horas e conta a história de Dé, morador de uma favela carioca, e Nina, filha de uma rica família, que se apaixonam e vivenciam os desafios de um relacionamento marcado pelas diferenças sociais e culturais, bem como pelas críticas e preconceitos.

A sessão de cinema, que é realizada por meio do TJMG Cultural, é gratuita e aberta ao público. O filme estrelado por Thiago Martins, Vitória Frate e Rocco Pitanga tem classificação 14 anos.

Para esta edição, foram convidados os alunos do Instituto São Rafael, escola que funciona na capital há 96 anos e é referência em atendimento especializado a pessoas com vários tipos de deficiência visual. Também são esperados na sessão os funcionários do TJMG que atuam nos edifícios da capital e que têm algum tipo de deficiência visual.

Audiodescrição

O recurso da audiodescrição não interfere na obra, mas permite que o público saiba o que se passa na tela quando há informações que só podem ser compreendidas visualmente. São descritos, por exemplo, expressões faciais e corporais, informações sobre o ambiente, figurinos, efeitos especiais, além de informações que aparecem escritas na tela.

As descrições acontecem nos espaços entre os diálogos e nas pausas entre as informações sonoras, nunca se sobrepondo ao conteúdo sonoro relevante. A audiodescrição é um recurso usado não apenas no cinema, mas também em peças de teatro, espetáculos de dança, óperas e manifestações artísticas em geral.

Ouça, abaixo, o áudio spot sobre a sessão especial do Cineclube TJ, com o filme "Era uma vez":

Serviço:
Sessão Cineclube TJ Especial com Audiodescrição
Filme: “Era uma vez”
Data: 18 de maio
Horário: Às 14h
Local: Auditório da Corregedoria-Geral de Justiça (Rua Goiás, 253, Centro, Belo Horizonte)
Entrada franca

 

Diretoria Executiva de Comunicação – Dircom
Tribunal de Justiça de Minas Gerais – TJMG
(31) 3306-3920
imprensa@tjmg.jus.br
instagram.com/TJMGoficial/
facebook.com/TJMGoficial/
twitter.com/tjmgoficial
flickr.com/tjmg_oficial