
A cidade de Minas Novas, no Vale do Jequitinhonha, recebeu, no dia 12/8, evento de inauguração do novo centro administrativo e da ampliação do salão de hemodiálise do Hospital Dr. Badaró Júnior, da Fundação Minas Novas. Na ocasião, estava presente do juiz diretor do Coordenador do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania da Comarca de Minas Novas, Thiago Colombo Brambilla, que representou o Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG).
O evento coincidiu com os 57 anos da Fundação Minas Novas e com os três anos de funcionamento da clínica de hemodiálise.
A ampliação do centro de hemodiálise contou com o apoio do TJMG, que destinou recursos para a compra de equipamentos, especialmente cadeiras utilizadas nos tratamentos. Já o centro administrativo foi reformado e entregue com novas salas para os setores de finanças e contabilidade, faturamento e gestão hospitalar.
A iniciativa para a destinação de recursos e o apoio ao projeto foram impulsionados pelo juiz que atuava na comarca à época, Otávio Scaloppe Nevony, cuja articulação foi decisiva para viabilizar o auxílio. Atualmente, o magistrado exerce a titularidade da Comarca de Guanhães.
Com a ampliação, o número de equipamentos para hemodiálise passou de 12 para 28, ampliando a capacidade de atendimento para até 168 pacientes por dia.
A clínica de hemodiálise oferece tratamento a pacientes portadores de doença renal crônica de cerca de 20 municípios, além de Minas Novas, incluindo Água Boa, Águas Vermelhas, Almenara, Angelândia, Araçuaí, Aricanduva, Berilo, Capelinha, Chapada do Norte, Coronel Murta, Francisco Badaró, Itamarandiba, Jenipapo de Minas, Jequitinhonha e José Gonçalves.
Compromisso com a cidadania

O juiz Thiago Brambilla destacou o papel do Judiciário na promoção de políticas públicas e no fortalecimento da comunidade:
"Esse evento representou muito mais do que a expansão da capacidade física do hospital e do centro de hemodiálise. Ele simbolizou o que podemos alcançar quando unimos forças com um propósito comum: o cuidado com o próximo, com a promoção da saúde e da defesa da dignidade humana."
O magistrado ressaltou ainda que o Poder Judiciário deve atuar como agente de pacificação social e de cidadania: "O acesso à saúde é um direito fundamental, cuja efetivação é responsabilidade de todos nós: Executivo, Legislativo, Judiciário e da sociedade civil organizada."
Fortalecimento da rede de saúde

A ampliação do serviço de hemodiálise deve reduzir o tempo de espera, aumentar a frequência dos atendimentos e oferecer um ambiente mais humanizado aos pacientes, evitando deslocamentos longos em busca de tratamento especializado.
O procurador da Fundação Minas Novas, Samuel Gomes Fernandes, afirmou que a inauguração reflete a união de esforços em prol da população:
"A entrega desses novos espaços representa o compromisso da gestão hospitalar, da administração pública e das instituições, como o TJMG, com a vida, a dignidade humana e o fortalecimento da saúde. Seguimos firmes para tornar a Fundação Hospitalar uma referência regional no cuidado à população."
Autoridades
Compuseram a mesa de honra da inauguração, além do juiz Thiago Brambilla e do procurador da Fundação, Samuel Fernandes, o prefeito de Minas Novas, Alessandro Mota Barbosa; o presidente da Câmara Municipal, vereador João Paulo Barreiros; o presidente da Fundação Minas Novas – Fundação Hospitalar, Everaldo José Gonçalves de Azevedo; a secretária municipal de Saúde de Minas Novas, Glac Marion Gomes; e o responsável técnico do hospital e da clínica de hemodiálise, Rafael Sicupira Murta.
Também participaram da cerimônia os servidores Bernardo Vieira Silva, Joseph Antonny Lopes, Nélio de Matos e João Pedro Cordeiro.
Diretoria Executiva de Comunicação – Dircom
Tribunal de Justiça de Minas Gerais – TJMG
(31) 3306-3920
imprensa@tjmg.jus.br
instagram.com/TJMGoficial/
facebook.com/TJMGoficial/
twitter.com/tjmgoficial
flickr.com/tjmg_oficial
tiktok.com/@tjmgoficial