O Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) assinou, na quinta-feira (27/6), contrato para subscrição de licenças da ferramenta de colaboração Google Workspace. A contratação é mais um um passo para o aprimoramento tecnológico e da eficiência operacional no âmbito do Judiciário estadual.

Com a iniciativa, várias ferramentas utilizadas atualmente (Zimbra, Cisco Webex, Libre Office, Spark, entre outros) serão substituídas por uma solução unificada para comunicação, armazenamento, trabalho colaborativo, mobilidade, acessibilidade e muito mais, tudo acessível a partir de qualquer dispositivo com conexão à internet.
Entre as principais características desta inovação, destacam-se:
* E-mail Corporativo : com o Gmail corporativo, magistrados, servidores e demais colaboradores agora tem acesso a uma plataforma de e-mail que não apenas gerencia a comunicação, mas também facilita a organização e busca de informações, com amplo espaço de armazenamento
• Armazenamento e colaboração em tempo real: com o Google Drive, documentos, planilhas e apresentações podem ser criados e editados simultaneamente por vários usuários, promovendo uma colaboração mais dinâmica e eficiente, tudo isso com amplo espaço de armazenamento.
* Videoconferências simplificadas: através do Google Meet, será possível realizar reuniões virtuais com alta qualidade, integradas diretamente ao Google Agenda, facilitando a organização e participação em encontros virtuais.
* Segurança e Conformidade: O Google Workspace oferece recursos avançados de segurança e conformidade, garantindo que os dados e comunicações estejam mais protegidos contra ameaças cibernéticas.
* Mobilidade e Acessibilidade: Acesso seguro e amplo às ferramentas do Google Workspace de qualquer dispositivo, em qualquer lugar, permitindo que os usuários possam atuar de forma mais flexível e responsiva às necessidades da instituição.

A implementação do Google Workspace no TJMG não apenas moderniza várias das atividades realizadas na instituição, mas fortalece a capacidade do Tribunal de colaborar de forma eficaz, inovar e atender melhor às demandas dos usuários e, consequentemente, melhorar a prestação jurisdicional.
Segundo o juiz Auxiliar da Presidência Rodrigo Martins Faria, "a suíte de colaboração Google Workspace representa um salto para o Tribunal de Justiça de Minas Gerais". "Esta contratação visa substituir as ferramentas atuais, que operam de maneira isolada, por uma solução integrada que oferecerá serviços de comunicação e colaboração muito mais eficientes. Além disso, essa mudança trará mais segurança aos dados gerados e armazenados nestas ferramentas", disse.
Marco

O presidente do TJMG, desembargador José Arthur Carvalho Pereira Filho, destacou a importância da iniciativa. "A adoção do Google Workspace representa um marco na modernização do Tribunal de Justiça de Minas Gerais. Com esta ferramenta, garantimos uma comunicação mais eficiente, segura e integrada, o que certamente refletirá na melhoria dos serviços prestados à sociedade", afirmou.
O superintendente Tecnologia da Informação, desembargador André Leite Praça, também salientou o impacto positivo da mudança: "A transição para o Google Workspace nos coloca na vanguarda da tecnologia no Judiciário, permitindo um ambiente de trabalho mais colaborativo e produtivo. Estamos certos de que essa mudança trará grandes benefícios para todos os envolvidos", ressaltou.
O assessor Mateus Assis falou sobre os ganhos em termos de segurança e acessibilidade, a partir da contratação. "Com o Google Workspace, nossas informações estarão mais protegidas e acessíveis de qualquer lugar. Essa flexibilidade é crucial para atender às demandas de um tribunal moderno e dinâmico como o TJMG", disse.
Diretoria Executiva de Comunicação – Dircom
Tribunal de Justiça de Minas Gerais – TJMG
(31) 3306-3920
imprensa@tjmg.jus.br
instagram.com/TJMGoficial/
facebook.com/TJMGoficial/
twitter.com/tjmgoficial
flickr.com/tjmg_oficial
tiktok.com/@tjmgoficial