
O superintendente de Tecnologia da Informação do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, desembargador André Leite Praça, reuniu-se virtualmente, nesta terça-feira (6/9), com o presidente do Tribunal de Justiça do Amapá (TJAP), desembargador Rommel Araújo, para obter detalhes do Programa Parceiro Digital, idealizado e lançado pelo chefe da corte amapaense. O juiz auxiliar da Presidência do TJMG, Rodrigo Martins Faria, responsável pela Diretoria Executiva de Informática da corte mineira, também participou da reunião.
O Programa Parceiro Digital propõe a ampliação do acesso à internet para pessoas que precisam da Justiça no Amapá por meio de parcerias com estabelecimentos comerciais e empreendimentos em locais distantes da capital do estado. Dessa forma, espera-se compensar a crescente virtualização das unidades do TJAP, agilizando ainda mais os serviços judiciais e poupando os jurisdicionados dos custos de deslocamentos.
“A ideia é que o jurisdicionado mais carente, ao invés de ter dificultado o seu acesso, devido à falta de meios para arcar com uma conexão com a internet, possa ter tal acesso na esquina mais próxima, e possa reverter o que gastaria com transporte em alimentos, por exemplo”, afirmou o desembargador Rommel Araújo.
“Os empresários que aderem ao programa nos permitem fixar adesivos e cartazes nos estabelecimentos, sinalizando-os como parceiros e, assim, demonstrando preocupação com o bem-estar do consumidor, por meio da oferta do serviço de Internet", ressaltou o desembargador. Nesses locais, segundo o magistrado, as pessoas poderão apontar a câmera do celular a um QR Code, pelo qual serão direcionados à página do TJAP e aos serviços ali oferecidos.
O desembargador André Leite Praça elogiou o Programa Parceiro Digital e seu pioneirismo. “Espero podermos trazer para o Tribunal de Justiça de Minas Gerais essa iniciativa, que julgo brilhante e que produz inclusão e acesso ao Poder Judiciário”, declarou. “Fiquei muito empolgado e dou meus parabéns”, disse.
O juiz Rodrigo Martins Faria também parabenizou não apenas a simplicidade e o potencial da ideia, mas “a sensibilidade que a produziu e a coragem de fazer acontecer um Poder Judiciário focado no serviço, como preconiza o autor Richard Susskind”.
Também participaram da reunião o diretor da Secretaria de Gestão Processual Eletrônica do TJAP (SGPE/TJAP), Adelson Armando Marques, e a diretora da Assessoria de Comunicação do TJAP (Ascom/TJAP), Bernadeth Farias.
*Com informações do TJAP
Diretoria de Comunicação Institucional – Dircom
Tribunal de Justiça de Minas Gerais – TJMG
(31) 3306-3920
imprensa@tjmg.jus.br
instagram.com/TJMGoficial/
facebook.com/TJMGoficial/
twitter.com/tjmgoficial
flickr.com/tjmg_oficial