O superintendente de Transportes do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, desembargador Júlio César Lorens, conduziu, nesta sexta-feira (7/6), uma reunião com gestoras, gestores, servidoras, servidores, colaboradoras e colaboradores envolvidos na implantação do sistema SEI Frota em 26 comarcas do Estado. A ferramenta possibilita a requisição de serviços de transporte de forma eletrônica, contribuindo para maior organização, controle e eficiência.
Além da implantação do sistema, as equipes da Coordenação de Controle de Transporte (Cotrans), do Centro de Gestão, Padronização e Qualidade dos Processos (Ceproc) e da Coordenadoria do Sistema de Informações e de Processos de Trabalho (Cosip) atuaram presencialmente na capacitação das equipes, incluindo motoristas.
O processo de expansão do SEI Frota teve início em novembro de 2022, com o projeto-piloto na Comarca de Contagem, na Região Metropolitana de Belo Horizonte. A partir dos resultados positivos da iniciativa, a ferramenta foi levada para outras 25 comarcas com veículos e motoristas terceirizados. Os trabalhos foram concluídos em maio deste ano, na Comarca de Ribeirão das Neves, também na Região Metropolitana de Belo Horizonte.
O desembargador Júlio César Lorens ressaltou que o sistema permite às equipes das comarcas um melhor gerenciamento dos serviços de transporte. "O SEI Frota é uma ferramenta criada pelo TJMG cujo objetivo é padronizar toda a forma de solicitação e atendimento de veículos. Antes dele, essas solicitações eram feitas sem padronização específica. O sistema eletrônico gera economia, agilidade e excelência na qualidade dos serviços que serão prestados nas comarcas do interior. A ideia é estender a todas as comarcas todo Estado", afirmou.
A coordenadora da Cosip, Vanessa Martins de Freitas, disse que a experiência de implementação do SEI Frota nas comarcas do interior foi muito exitosa. "Se não fosse o engajamento e envolvimento dessas comarcas, a implementação não teria sido possível. A entrega foi realizada com muito sucesso neste final de gestão", afirmou.
Segundo a supervisora da Cotrans, Aloisia Rodrigues Chaves, as comarcas se surpreenderam com os benefícios da ferramenta. "As comarcas vislumbraram que o sistema ajudará na rotina diária de controle do veículo, permitindo maior transparência no uso do bem público. Todas as comarcas nos receberam muito bem", disse.
Durante o processo de expansão do SEI Frota nas 26 comarcas, entre novembro de 2022 e maio de 2024, foram feitas 15.767 requisições pelo sistema envolvendo 52 veículos.
Lista das comarcas do interior do Estado que tiveram o sistema SEI Frota implantado:
- Contagem
- Betim
- Caratinga
- Araguari
- Coronel Fabriciano
- Divinópolis
- Formiga
- Governador Valadares
- Ipatinga
- Itajubá
- Juiz de Fora
- Montes Claros
- Muriaé
- Passos
- Patos de Minas
- Pedro Leopoldo
- Pouso Alegre
- Santa Luzia
- Sete Lagoas
- Teófilo Otoni
- Uberaba
- Uberlândia
- Ubá
- Varginha
- Vespasiano
- Ribeirão das Neves
Presenças
Também participaram da implementação do sistema e estiveram presentes na reunião desta sexta-feira (7/6) a diretora executiva do Centro de Sustentabilidade (Cesus), Selmara Alves Fernandes; o gerente da Cotrans, Gleidson Ramanery Pereira; o gerente do Ceproc, Rafael Meyer Pires Lopes; o servidor da Cosip Douglas Mariano Mamede; as assistentes de Direção Superior da Cosip Jelly Trindade, Iolanda Lessa, Raquel Tomayno e Debora Souza; e o assistente de Direção Superior da Cosip Matheus Zenatelli.
Diretoria Executiva de Comunicação – Dircom
Tribunal de Justiça de Minas Gerais – TJMG
(31) 3306-3920
imprensa@tjmg.jus.br/
instagram.com/TJMGoficial/
facebook.com/TJMGoficial/
twitter.com/tjmgoficial
flickr.com/tjmg_oficial