
Aproximar a Justiça da sociedade. Essa é a missão do programa Conhecendo o Judiciário do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), que neste ano completou duas décadas de existência. Ao longo da semana, uma programação especial vai comemorar a data, com apresentação artística, exibição de filme, matérias no Plural TJMG e no programa de TV da instituição. Uma nova identidade gráfica do programa também está sendo lançada, além da atualização das cartilhas.
Na terça-feira (26/11), será publicada a nova edição do Plural TJMG, inteiramente dedicada aos 20 anos de realização do programa. A reportagem percorre a trajetória do Conhecendo o Judiciário, desde sua implantação, passando pelas principais atividades e pessoas responsáveis pelo sucesso da iniciativa, até chegar ao trabalho atual, com sua expansão para diversas comarcas do interior.
Alunos do ensino fundamental e médio de uma escola pública da capital farão uma visita guiada às dependências do Edifício Sede, incluindo o Salão do Pleno, na manhã de sexta-feira (29/11). Às 13h30 será a vez do público sênior, no mesmo local. No auditório da Corregedoria, haverá a visita dos universitários, seguida de exibição do filme Um lugar ao sol, no Cineclube Especial, seguida de comentário pelo desembargador Caetano Levi Lopes e debate com o público.

Às 12h30 do dia 29, o Intervalo Cultural Especial, na entrada do Edifício Sede, levará ao público questões relacionadas ao Judiciário em apresentação lúdica e divertida.
Ainda como parte das comemorações, a última edição do programa de TV Justiça em Questão trouxe uma reportagem sobre os 20 anos (min:19:30) do Conhecendo o Judiciário. O programa tem reprises durante toda a semana, confira a grade de programação.
Nova identidade visual
O Conhecendo o Judiciário também ganha novo logotipo e projeto gráfico para as cartilhas do material de apoio, desenvolvidos pelo Centro de Comunicação Visual (Cecov) do TJMG.

Esta é a nova logo do Conhecendo o Judiciário
Conforme explica o designer Fernando Lima, do Cecov, as referências utilizadas para a elaboração da nova marca foram a balança, que simboliza a Justiça, pessoas se cumprimentando, para demonstrar a ideia da aproximação do Judiciário com a sociedade, e o movimento, que traz o conceito de que o programa não é hermético.
Todo o material é feito em tons de laranja, a cor que representa o conhecimento.
Assessoria de Comunicação Institucional – Ascom
Tribunal de Justiça de Minas Gerais – TJMG
(31) 3306-3920
imprensa@tjmg.jus.br
facebook.com/TJMGoficial/
twitter.com/tjmgoficial
flickr.com/tjmg_oficial