Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais

TJMG apresenta programas de inovação no segundo dia do Enastic

Algumas iniciativas já receberam reconhecimento nacional


- Atualizado em Número de Visualizações:
Not---Rodrigo-Martins-e-Priscila-Pereira._2.jpg
Juiz auxiliar da Presidência, Rodrigo Martins Faria, e a gerente do Ceproj, Priscila Pereira de Souza( Crédito : Euler Junior/TJMG )

O juiz auxiliar da Presidência do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, responsável pela Diretoria Executiva de Informática (Dirfor) e coordenador da Unidade Avançada de Inovação em Laboratório (UAILab), Rodrigo Martins Faria, e a gerente do Centro de Desenvolvimento e Acompanhamento de Projetos (Ceproj) da Corte mineira, (responsável pela UAILab), Priscila Pereira de Souza, apresentaram cases de inovação tecnológica do TJMG durante o segundo dia da 10ª edição do Encontro Nacional de Tecnologia e Inovação da Justiça Estadual (Enastic), nesta quarta-feira (26/4). 

Na apresentação, foram expostos trabalhos realizados durante o primeiro ano do laboratório de inovação do TJMG, como o programa Jornada do Conhecimento, feito em parceria com a Escola Judicial Desembargador Edésio Fernandes (Ejef); o projeto Conecta TJMG; além de eventos de inovação, como o Innovation Today, o lançamento da Rede Mineira de Laboratórios de Inovação, e iniciativas de comunicação como o UAI-Live e UAICast, usados para alcançar pessoas que estão no interior do Estado. Nos primeiros meses de criação do laboratório foi criada, ainda, a Rede de Voluntários UAILab. 

“Passamos alguns de nossos projetos desenvolvidos em pouco menos de um ano, e por eles fomos premiados”, disse o juiz auxiliar da Presidência, Rodrigo Martins Faria. 

No último ano, o UAILab venceu em duas categorias do "Prêmio de Inovação: Judicirário Exponencial", promovido pelo Congresso de Inovação, Tecnologia e Direito – Expojud 2022. A premiação ocorreu nas categorias Laboratório de Inovação e Executivo de Inovação, subcategoria Justiça Estadual e Militar. 

"O que é inovar no Tribunal de Justiça? É pensar além, pensar fora da caixa. Por isso a importância de conversar com servidores e magistrados, para ajudá-los a entenderem seus problemas, pensarem de forma inovadora e encontrarem as melhores soluções. É importante que os laboratórios coloquem as pessoas no centro, porque são elas quem fazem a inovação acontecer. Elas quem sabem os desafios enfrentados no dia a dia", disse a gerente do Ceproj, Priscila Pereira de Souza. 

Foram apresentados também informações sobre o programa TJMG Aproxima, que visa institucionalizar o uso de direito visual e linguagem simples no Tribunal, e sobre o projeto Ejef em Movimento.

A apresentação foi finalizada com a apresentação de projetos de Inteligência Artificial, como o Sistema Assistente Virtual de Inteligência Artificial (SAVIA), ferramenta capaz de auxiliar magistrados, servidores e colaboradores da área administrativa do TJMG na redação de textos e documentos. 

O Enastic 

O Enastic, que chega à sua 10ª edição, é dedicado à apresentação de cases para convidados dos tribunais de todo o país, reunindo os melhores projetos de tecnologia da informação e comunicação, por meio da apresentação de soluções, além de promover troca de conhecimento entre os tribunais. O evento será encerrado nesta quinta-feira (27/4).

Diretoria Executiva de Comunicação – Dircom
Tribunal de Justiça de Minas Gerais – TJMG
(31) 3306-3920
imprensa@tjmg.jus.br
instagram.com/TJMGoficial/
facebook.com/TJMGoficial/
twitter.com/tjmgoficial
flickr.com/tjmg_oficial