O presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), desembargador Nelson Missias de Morais, anunciou, nesta sexta-feira, 21 de dezembro, a construção de um novo fórum em Ibirité, na Região Metropolitana de Belo Horizonte. Com um investimento estimado em R$ 25 milhões, o projeto integra o Plano de Aceleração de Obras do Tribunal. A previsão é de que o prédio seja inaugurado em janeiro de 2021.

O presidente Nelson Missias de Morais, em visita à comarca, ressaltou a importância de dotar a 1ª Instância de uma infraestrutura adequada para que juízes, servidores e demais operadores do direito possam atuar de forma adequada para que, na ponta, o cidadão receba um serviço de qualidade. O magistrado frisou que é no primeiro grau que está a porta de entrada dos litígios, das demandas sociais da população, daí a importância de valorizá-lo.

A solenidade de lançamento da obra, realizada na manhã de hoje, foi marcada pela emoção. O presidente Nelson Missias de Morais aproveitou a oportunidade para agradecer àqueles que têm atuado para que a renovação dos prédios do Judiciário mineiro se torne viável. O magistrado lembrou que, no caso de Ibirité, foi o empenho do então prefeito Antônio Pinheiro, que fez a doação do terreno para a obra, do deputado federal eleito Pinheirinho e ainda de Ione Pinheiro, deputada estadual eleita, que viabilizou a inclusão da cidade no plano de obras do TJMG. "Sem esse apoio, esse momento não aconteceria", disse.
Dedicação
E, pensando no próprio Judiciário, o desembargador Nelson Missias de Morais não poupou elogios também à atuação do engenheiro Marcelo Junqueira, diretor executivo de Engenharia e Gestão Predial do TJMG. "Se não fosse a dedicação e o empenho do nosso diretor, também não teríamos chegado até aqui", disse o presidente. Ao ouvir essas palavras, todas as pessoas presentes aplaudiram Marcelo Junqueira de pé. Desde que assumiu a Presidência do Judiciário mineiro, o desembargador Nelson Missias de Morais se lançou no desafiou de construir, até o fim de sua gestão, em junho de 2020, 34 novos fóruns, sendo que, destes, 22 já estão com as obras em andamento.

O juiz diretor do Foro da Comarca de Ibirité, José Honório de Rezende, comentou que o anúncio da construção do novo fórum é a concretização de um sonho não só dos magistrados, mas também dos servidores, operadores do direito e cidadãos da região. O magistrado disse que, atualmente, o prédio em funcionamento apresenta inúmeras inadequações, quanto à estrutura física, que precisam ser corrigidas. Algumas melhorias podem ser executadas através de reforma e ampliação. No entanto, itens relacionados à funcionalidade e aos acessos dificultam intervenções que resolvam adequadamente os problemas do prédio. Assim, optou-se pela construção de um novo fórum.
"Com o novo prédio, ganham, principalmente, o cidadão e os operadores do direito, que terão à disposição uma infraestrutura adequada para o bom andamento dos processos, o que permitirá uma resposta mais célere às demandas judiciais", disse o juiz.

A solenidade de lançamento da obra contou com a presença dos desembargadores Saldanha da Fonseca, corregedor-geral de Justiça; Octavio Augusto De Nigris Boccalini, superintendente de Gestão Predial do Edifício-Sede do TJMG; Marcos Lincoln, superintendente de Gestão Orçamentária e Financeira; Maurício Torres Soares, presidente da Associação dos Magistrados Mineiros (Amagis); Alberto Diniz, vice-presidente financeiro da Amagis e ex-superintendente adjunto administrativo do TJMG; Marcos Henrique Caldeira Brant, superintendente de Cerimonial Institucional, da juíza auxiliar da Presidência do TJMG Rosimere das Graças do Couto; e ainda da juíza Maria da Glória Reis, que já atuou naquela comarca.
A edificação
A nova sede do Poder Judiciário em Ibirité será na Rodovia Renato Brandão Azeredo, nº 841, no Bairro Piratininga. O prédio terá cinco pavimentos, com 6.408,23 m², com espaço para abrigar até nove varas judiciais, Juizado Especial e Centro de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc), concentrando todo o atendimento jurisdicional da comarca em um só local.

O edifício será construído numa área com mais de 9.000 m², com capacidade para um estacionamento com 90 vagas, bicicletário e reserva de vagas para pessoas com deficiência e idosos. Haverá sistema eletrônico de controle e acesso ao fórum, entre outros recursos comuns aos prédios do Judiciário.
A Comarca de Ibirité é de entrância especial. De janeiro a novembro de 2018, foram distribuídas 15.564 ações, com 7.414 feitos julgados. Nesse período, foram proferidas 8.636 sentenças, segundo informações do Centro de Informações para Gestão Institucional (Ceinfo) do TJMG.
Confira mais fotos deste evento no Flickr do TJMG.
Assessoria de Comunicação Institucional – Ascom
Tribunal de Justiça de Minas Gerais – TJMG
(31) 3306-3920
imprensa@tjmg.jus.br
facebook.com/TJMGoficial/
twitter.com/tjmgoficial
flickr.com/tjmg_oficial