Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais

TJMG adota medidas sustentáveis para uso de impressoras

Portaria propõe economia de papel e de suprimentos


- Atualizado em Número de Visualizações:

Atendendo às políticas do Plano de Logística Sustentável, o Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) publicou a Portaria Conjunta 620/2017, que apresenta algumas alternativas para auxiliar os procedimentos de requisição, distribuição e utilização de impressoras pela instituição.

 

A partir dessa publicação, os usuários deverão adotar medidas simples para reduzir a impressão de documentos. Observar a real necessidade de impressão do arquivo, fazer revisão ortográfica antes e visualizar, previamente, o modo de impressão das páginas do documento são alguns exemplos práticos a serem seguidos.

 

Para a viabilização dessas novas práticas, as impressoras deverão ter características que possibilitem a impressão frente e verso para as tecnologias a laser, jato de tinta ou cera, conectividade de rede, recurso de impressão retida ou segura que possibilite a retirada dos trabalhos impressos por senha ou código de acesso.

 

Pensando nesse uso sustentável de materiais e serviços, a Diretoria Executiva da Gestão de Bens, Serviços e Patrimônio (Dirsep), por meio de sua Gerência de Suprimentos e Controle Patrimonial (Gesup), vem adotando medidas no sentido de investir em mudanças de atitudes e comportamento.

 

De acordo com o gerente de suprimentos e controle patrimonial em exercício, Bruno Visotto, a instituição tem incentivado o uso eficiente e consciente de papel (impressão frente e verso, uso de folhas de rascunho para impressão) e das impressoras (imprimir somente o indispensável, impressão em modo rascunho etc.).

 

Conscientes também da grande quantidade de material (caneta, lápis, borracha, copo descartável, papel, cartuchos de impressão, entre outras dezenas de materiais) gasto em todo o Tribunal, a Gesup e a Coordenação de Controle de Material de Consumo (Comat) vêm orientando os serventuários da Justiça a zelar pelos materiais utilizados no trabalho, bem como evitar fazer estoque na própria comarca ou setor.

 

“Com tal iniciativa, esperamos que haja diminuição no consumo, visando evitar que haja perda dos materiais estocados na comarca ou setor”, explica a coordenadora da Comat, Magda Dias.

 


Plano de Logística Sustentável

 

O Plano de Logística Sustentável do TJMG tem por finalidade transformar a responsabilidade socioambiental em práticas cotidianas de sustentabilidade na instituição.

 

A extensa quantidade e diversidade de materiais adquiridos e a forma de consumo e de descarte dos resíduos exigem a adoção de estratégias de controle e de aperfeiçoamento dessas práticas, para que o TJMG dê um passo adiante, alinhando-se ao esforço mundial pela preservação do meio ambiente, pela adesão à legislação e às agendas de preservação do ecossistema.

 

Assessoria de Comunicação Institucional - Ascom
Tribunal de Justiça de Minas Gerais - TJMG
(31) 3306-3920

imprensa@tjmg.jus.br
facebook.com/TJMGoficial/
twitter.com/tjmgoficial
flickr.com/tjmg_oficial