Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais

Timóteo recebe programa Conhecendo o Judiciário

Crianças de várias escolas assistiram a palestra sobre o funcionamento do Judiciário


- Atualizado em Número de Visualizações:
noticia1-conhecendo-em-timoteo.jpg
Estudantes da escola localizada ao lado do Fórum participaram do evento e assistiram vídeos institucionais

Na última sexta-feira, 23 de março, o programa Conhecendo o Judiciário foi lançado oficialmente na Comarca de Timóteo. É o Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) ultrapassando sua órbita de produzir decisões e investindo em projetos que focam na aproximação com a população e na formação dos cidadãos.

 

A cerimônia de abertura foi realizada no salão do Tribunal do Júri do Fórum Doutor Geraldo Perlingeiro de Abreu e contou com a presença de magistrados, servidores, educadores das redes estadual, municipal e particular de ensino. À tarde, o fórum recebeu a visita de crianças, que participaram de um júri simulado e assistiram a vídeos institucionais.

 

Segundo o juiz diretor do foro, Luiz Eduardo Oliveira de Faria, essa aproximação é importante não só para que os visitantes conheçam os prédios, mas também para que se informem sobre o papel de cada membro do Judiciário. “É muito bom ver que as pessoas têm interesse e dúvidas sobre o Poder Judiciário. Ao entrar na instituição e presenciar bem as dinâmicas, as pessoas podem conhecer a conciliação, bandeira que o TJMG vem trazendo e, quem sabe uma hora, serem agentes de pacificação em suas famílias, escolas e comunidades”, afirma.

noticia 2-conhecendo-em-timoteo ss.jpg
O juiz diretor do foro, Luiz Eduardo Oliveira de Faria, e o Centro de Relações Públicas do TJMG conduziram uma simulação de júri com os estudantes

O Conhecendo o Judiciário, uma iniciativa da Assessoria de Comunicação (Ascom) do TJMG, atende a alunos dos ensinos fundamental e médio e estudantes universitários. O programa tem ainda uma modalidade de visita dirigida a pessoas da terceira idade. Cada um desses públicos com seus diferentes anseios.

 

Objetivo

 

Formar cidadãos, ao criar canais efetivos de comunicação com a sociedade. Com esse norte, o TJMG lançou, em 1999, o programa Conhecendo o Judiciário. Palestras, júris simulados, visitas orientadas ao Tribunal de Justiça e aos fóruns das comarcas mineiras são algumas das atividades do programa, que visam a esclarecer as funções do Poder Judiciário e contribuir para a formação da cidadania de crianças, jovens e adultos.

 

Por meio do Centro de Relações Públicas e Cerimonial (Cerp), a Ascom realizou, em 2017, em Belo Horizonte, 51 visitas orientadas ao Tribunal e ao Fórum Lafayette. O programa também recebeu 52 turmas de universitários e 9 grupos de idosos para palestras na instituição. Estima-se que, só na capital, mais de 130 mil pessoas tenham sido atendidas pelo programa, em quase 20 anos.