Foi assinada nesta quinta-feira (03/11) a renovação do termo de cooperação entre o Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) e a Vale S.A. para a continuação da virtualização do acervo de processos físicos em tramitação nas comarcas do estado de Minas Gerais, dentro dos termos do projeto “Virtualizar”, do TJMG.

O documento foi assinado pelo presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, desembargador José Arthur de Carvalho Pereira Filho; pelo superintendente administrativo adjunto do TJMG, desembargador Geraldo Augusto de Almeida e pelo vice-presidente executivo de assuntos corporativos e institucionais da Vale, Alexandre Silva D’Ambrosio.
O projeto “Virtualizar” foi criado na gestão do ex-presidente, desembargador Gilson Soares Lemes, para permitir a virtualização de centenas de milhares de processos físicos em tramitação nas diversas comarcas de Minas Gerais.O objetivo é garantir que não apenas os novos processos possam tramitar eletronicamente, mas também todo o acervo físico que ainda existe em tramitação, com foco em acelerar a concretização de uma justiça sem papel, sustentável e mais célere, econômica, acessível e eficaz.
“É muito importante esse momento, pois vamos definitivamente sair da era do papel para a era eletrônica. Faltam em torno de 10% dos processos para serem virtualizados. Teremos mais celeridade e sustentabilidade, pois juízes e advogados podem peticionar de qualquer lugar do país ou fora dele. O TJMG tem sido bastante inovador em questões ligadas à tecnologia. Além dessa virtualização, estamos contratando startups para criar equipamentos e novas plataformas e muitos outros avanços significativos, como aumentar nosso parque tecnológico. Precisamos e estamos sempre em busca de inovação”, declarou o presidente do TJMG, desembargador José Arthur de Carvalho Pereira Filho.
Bons resultados
Entre o dia 21 de outubro de 2021 e 20 de outubro de 2022, foram digitalizados cerca de 40 milhões de páginas, equivalentes à aproximadamente 267 mil processos judiciais. Nessa nova etapa da parceria, até 20 de outubro de 2023, deverão ser digitalizados outros 30 milhões de páginas, que representam em torno de 200 mil feitos.
“Este projeto nasceu há um ano e meio e estamos felizes em renovar este termos de cooperação com o Tribunal de Justiça da Minas Gerais que está na vanguarda dos tribunais do país. Conseguimos construir essa parceria no contexto da modernidade de poder transformar, inovar e possibilitar que um trabalho tão relevante seja feito como o do Projeto Virtualizar”, destacou Alexandre Silva D’Ambrosio, vice-presidente executivo de assuntos corporativos e institucionais da Vale.

Presenças
Participaram também o superintendente Jurídico Institucional do TJMG, desembargador Gilson Soares Lemes; o desembargador Antônio Armando dos Anjos; a assessora técnica Selmara Alves Fernandes; o diretor jurídico de reparações da Vale, Humberto Pinheiro; o diretor jurídico de contencioso da Vale, Marcello Quintella; o gerente jurídico regional da Vale, Maurício Vasconcelos e os advogados da empresa Paula de Araújo Resende e Bernardo Santana de Vasconcelos.

Diretoria Executiva de Comunicação – Dircom
Tribunal de Justiça de Minas Gerais – TJMG
(31) 3306-3920
imprensa@tjmg.jus.br
instagram.com/TJMGoficial/
facebook.com/TJMGoficial/
twitter.com/tjmgoficial
flickr.com/tjmg_oficial