Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais

Suporte presencial consolida PJe em Uberlândia e Valadares

Equipes de apoio esclarecem dúvidas e orientam magistrados, servidores e outros usuários do processo eletrônico


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Durante o período de aproximadamente um mês, as comarcas que passam a peticionar exclusivamente pelo Processo Judicial eletrônico (PJe-CNJ 1ª Instância) recebem duas equipes coordenadas pelo Núcleo Técnico do PJe (NTPJe) e pela Gerência de Orientação dos Serviços Judiciais Informatizados (Gescom), da Corregedoria-Geral da Justiça, para auxílio aos usuários internos e externos do sistema.

 

As comarcas de Uberlândia e Governador Valadares, que adotaram o processo eletrônico no último dia 28 de março, contam com apoio das equipes de suporte até o dia 20 de abril.

 

Em Uberlândia, advogados, defensores e promotores com dúvidas devem se direcionar a sala nº 57, no Fórum Abelardo Pena, na sala 57, e, no prédio dos Juizados Especiais, no 3º piso. Já em Governador Valadares, o atendimento ao público externo é realizado no hall de entrada do fórum.

 

A responsável pela equipe da Gescom, em Governador Valadares, Leila Maria de Assis, relata que os serviços nas varas que possuem o processo eletrônico transcorrem de forma natural. As dúvidas apresentadas têm sido esclarecidas prontamente. Dados apurados até o dia 13 de abril apontam que deram entrada nas sete varas cíveis da comarca e na Vara da Infância e da Juventude e de Precatórias Cíveis da comarca 480 ações.

 

Edilane das Graças Andrade, também da equipe da Gescom, comenta que a entrada e tramitação de ações no PJe, na comarca de Uberlândia, têm evoluído sem maiores problemas. A dúvida mais recorrente está relacionada ao cadastro de advogados no sistema. Até o último dia 13 de abril, 1.218 ações foram movimentadas no PJe.


Uberaba

 

O PJe foi implantado na comarca de Uberaba no último dia 29 de fevereiro. O servidor da 5ª Vara Cível, Honorato Ferreira de Oliveira, elogia o trabalho da equipe de suporte, que esteve em Uberaba nos primeiros 30 dias de operação do sistema. “Os apoiadores que estiveram aqui estão de parabéns, pois não têm medido esforços para esclarecer todas as dúvidas apresentadas.”

 

Contudo, o servidor questiona que faltam ao sistema alguns recursos que abreviem atos repetitivos na rotina de trabalho nos cartórios. Preocupado em dar mais performance ao PJe, o Núcleo Técnico do PJe vai implementar 29 projetos de sustentação do processo eletrônico, para melhorar a utilização do sistema e padronizar procedimentos internos das secretarias para movimentação dos processos físicos e virtuais.

 

Portal de Serviços


Após as quatro semanas de suporte presencial a dúvidas relacionadas ao PJe, a assistência é prestada de forma remota, devendo as dúvidas ser encaminhadas através do Portal de Serviços de Informática, ou pelo telefone 0800 600 9011.

 

O Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) disponibilizou o Portal de Serviços de Informática para atendimento aos usuários externos do Processo Judicial eletrônico (PJe). O portal tem como objetivo melhorar a análise de dúvidas e problemas relacionados ao sistema PJe, além de solucioná-los de forma mais rápida, tendo um tempo médio de 15 minutos para resposta. A equipe de suporte do portal e da central de atendimento 0800 tem a capacidade de atender a um volume de até 2.800 demandas por mês.

 

Para acessar, o usuário deve se cadastrar, na própria página do portal, por meio do endereço eletrônico http://informatica.tjmg.jus.br. O canal de suporte é complementar à central de atendimento 0800 e possibilita registrar os chamados de forma detalhada, com indicação de informações relevantes, tais como número do processo, mensagem de erro e print screen da tela do sistema PJe. As solicitações são arquivadas e podem ser acessadas posteriormente pelo usuário.

 

Assessoria de Comunicação Institucional - Ascom
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