Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais

Superintendente da Coinj participa de eventos em Manaus relacionados à infância e juventude

Atividades seguem até esta sexta-feira (11/11)


- Atualizado em Número de Visualizações:

A superintendente da Coordenadoria da Infância e da Juventude (Coinj) do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), desembargadora Valéria Rodrigues Queiroz, participa desde quarta-feira (9/11) de ações realizadas pelo Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM) voltadas para temáticas relacionadas à infância e juventude.

Entre as iniciativas, foi realizado, na quinta-feira (10/11), o XXI Encontro do Colégio de Coordenadores da Infância e da Juventude dos Tribunais de Justiça do Brasil, que tem por finalidade propiciar o espaço de diálogo dos magistrados atuantes nas unidades afetas à infância e juventude, visando fomentar o conhecimento e compartilhamento de experiências bem-sucedidas, de modo a fortalecer a atuação judiciária.

A superintendente da Coinj e também vice-presidente do Fórum Nacional da Infância e da Juventude, desembargadora Valéria Rodrigues Queiroz, compôs a mesa de apresentação do Encontro e votação dos enunciados e temas que servirão para padronização qualificada dos serviços judiciário, como sugestões a serem apresentadas ao Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e ao Legislativo. 

Not---Evento-Abraminj.1.jpg
Desembargadora Valéria Rodrigues Queiroz participa de eventos em Manaus (Crédito: Chico Batata/TJAM)

“Atuar em rede implica em investimento profissional, engajamento e articulação que possibilite melhor enfrentar o fenômeno da violência, garantir e/ou reparar direitos violados, para a promoção de novas práticas e superação das fragilidades existentes na rede de atendimento e de proteção à criança e ao adolescente”, disse a desembargadora, considerando o momento oportuno para agradecimento ao presidente do TJMG, desembargador José Arthur de Carvalho Pereira Filho, ao permitir a capacitação de magistrados mineiros no encontro. 

A desembargadora também lembrou uma citação do ex-presidente americano Barack Obama. "Além da representação do TJMG no cenário nacional em tema de tamanha relevância social, sendo, por isso, importante a lembrança da orientação de Barack Obama: ‘A mudança não virá se esperarmos por outra pessoa ou outros tempos. Nós somos aqueles por quem estávamos esperando. Nós somos a mudança que procuramos.’”, concluiu. 

Not---Evento-Abraminj.3.jpg
Magistrados de diversas partes do país participam de eventos iniciados na quarta-feira (9/11) (Crédito: Chico Batata/TJAM)

Nesta sexta, as ações serão finalizadas com o XIII Fórum Nacional da Justiça Protetiva (Fonajup), que, assim como o realizado nessa quinta, conta com importantes painéis e palestras, além da edição de temas e enunciados. 

Os eventos guardam, ainda, estreita relação com a meta de aprimoramento do trabalho em rede na área dos direitos da Infância e Juventude, por imprescindíveis as capacitações periódicas, que visem novas estratégias de trabalho, capazes de romper com o isolamento e compartilhar saberes, discutir situações e tomar decisões em conjunto.

Durante o Encontro do Colégio de Coordenadores também ocorre a eleição da Diretoria do Fonajup para a gestão 2022/2024, bem como a definição quanto ao local do próximo evento. 

Presenças

Do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, também participam dos eventos a coordenadora executiva da Coinj, juíza Maria Lúcia Cabral Caruso; as juízas Marixa Fabiane Lopes Rodrigues, Simone Saraiva de Abreu Abras e Andreya Ferreira Chaves; e os juízes José Roberto Poiani, Ricardo Rodrigues de Lima e Flávio Umberto Moura Schmidt.

Not-Evento-Manaus.jpg
Juízas Simone Saraiva de Abreu Abras, Maria Lúcia Cabral Caruso e Marixa Fabiane Lopes Rodrigues também participam dos eventos em Manaus (Crédito: Chico Batata/TJAM)

Diretoria Executiva de Comunicação – Dircom
Tribunal de Justiça de Minas Gerais – TJMG
(31) 3306-3920
imprensa@tjmg.jus.br
instagram.com/TJMGoficial/
facebook.com/TJMGoficial/
twitter.com/tjmgoficial
flickr.com/tjmg_oficial