Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais

Solenidade no Fórum de Araxá comemora 5 anos das novas instalações da Comarca

Evento também homenageou o ministro do STJ Afrânio Vilela


- Atualizado em Número de Visualizações:
Not-Forum-Araxa-PlacaFotosCaneta.jpg
Durante a solenidade foi descerrado quadro com fotos da inauguração e a caneta utilizada no ato de inauguração do Fórum de Araxá (Crédito: Cecília Pederzoli / TJMG)

O presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, desembargador Luiz Carlos Corrêa Junior, participou, na quarta-feira (27/8), de uma solenidade comemorativa pelos cinco anos da inauguração do Fórum Tito Fulgêncio, em Araxá. O prédio foi entregue em 2020, durante a pandemia de Covid-19, em uma cerimônia simples e com número reduzido de participantes. No evento de hoje, foi descerrado um quadro com fotografias da inauguração e junto da caneta Montblanc utilizada para a assinatura do ato, que foi doada pelo então desembargador Afrânio Vilela, hoje ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ), e passou a integrar o acervo da Comarca.

O ministro do STJ Afrânio Vilela; o 2º vice-presidente do TJMG e superintendente da Escola Judicial Desembargador Edésio Fernandes (Ejef), desembargador Saulo Versiani Penna; o corregedor-geral de Justiça de Minas Gerais, desembargador Estevão Lucchesi de Carvalho; a vice-corregedora-geral de Justiça de Minas Gerais, desembargadora Kárin Liliane de Lima Emmerich e Mendonça; o superintendente administrativo adjunto do TJMG, desembargador Vicente de Oliveira Silva; o superintendente de Tecnologia da Informação do TJMG, desembargador André Leite Praça; e o desembargador do TJMG Marcelo Milagres; além de juízes auxiliares e servidores também participaram da solenidade, que prestou homenagem à Comarca de Araxá e ao ministro do STJ.

Not-Forum-Araxa-MinAfranioVilela.jpg
O ministro de STJ Afrânio Vilela destacou sua ligação com Araxá, cidade do Triângulo Mineiro, vizinha da sua terra Natal, Ibiá (Crédito: Cecília Pederzoli / TJMG)

Em sua primeira visita oficial à Comarca de Araxá como presidente do TJMG, o desembargador Luiz Carlos Corrêa Junior destacou o simbolismo do reencontro.

"É uma honra estar pela primeira vez no meu mandato de presidente na Comarca de Araxá para uma solenidade muito significativa para todos nós. É um momento de muita alegria para mim e, eu tenho certeza, para todos aqui presentes nessa singela homenagem à Comarca de Araxá e ao ministro Afrânio Vilela."

O presidente ressaltou que o fórum local reflete a importância da cidade no contexto do Judiciário mineiro: "A Comarca de Araxá tem um belo fórum, que se presta não apenas a trazer para nós que trabalhamos no Poder Judiciário, servidoras, servidores, magistradas e magistradas, um local digno de trabalho, mas, principalmente um local em que nós possamos acolher todas e todos que nos procuram da melhor maneira possível."

Segundo o presidente, a qualidade e o tamanho da construção não devem se tornar obstáculos ao acesso à Justiça.

"Às vezes, um prédio bonito e grandioso como esse, talvez cause perplexidade em pessoas mais simples. Então, nós também devemos pensar que essas pessoas que chegam nas portas dos fóruns e, às vezes, não têm nem a vontade de entrar, embora necessitem fazê-lo, devem ser acolhidas ostensivamente, por todos nós."

Not-Forum-Araxa-PresCorreaJr1.jpg
O presidente do TJMG, desembargador Corrêa Júnior, destacou que o espaço forense deve estar aberto para todos, principalmente, aos mais necessitados (Crédito: Cecília Pederzoli / TJMG)

O presidente Corrêa Junior destacou o gesto simbólico que marcou a solenidade: "É uma grande honra estar aqui em Araxá, participar dessa solidariedade, ter a oportunidade de assistir a essa junção, esse entrelace entre a história do ministro Afrânio Vilela e a história da Comarca de Araxá. O Tribunal de Justiça se orgulha desse momento e, para mim, pessoalmente, é um prazer muito grande estar em Araxá, encontrar amigos e amigas, magistrados e magistradas, servidores e servidoras."

O ministro Afrânio Vilela falou com emoção sobre seu vínculo pessoal com a Comarca: "É como se eu estivesse retornando à minha terra natal, porque, de fato, daqui sou cidadão honorário, mas com muito mais profundidade, eu sou um araxaense convicto."

Ele lembrou dos amigos e do anos em que advogou na cidade ao lado da esposa, Gisela: "Araxá faz parte da minha história. Tenho grandes amigos e amigas e, por isso, sinto uma grande emoção, alegria e satisfação sempre aqui retorno; principalmente na companhia de Gisela, minha esposa, porque quando ainda namorávamos, nos idos de 1985, 1986, 1987, e aqui advogávamos. Araxá, para nós, era sempre uma cidade muito querida, muito alvissareira, como de fato é."

Ao comentar o descerramento do quadro com a caneta Montblanc utilizada na inauguração do fórum, o ministro destacou o gesto como um tributo à história da Justiça local.

"Ter essa simbologia de uma simples caneta que eu usei nos meus 19 anos de desembargador no Tribunal de Justiça é uma marca muito forte para mim. Porque, com certeza, ela estará indelevelmente incrustada na história do Poder Judiciário de Araxá, que é um dos mais antigos da região."

O ministro Afrânio Vilela também falou sobre os desafios enfrentados na construção do novo fórum e compartilhou o reconhecimento com todos que atuam na Comarca: "Araxá foi brindada exatamente pela sua importância, por tudo que ela representa para o Poder Judiciário."

Ao final, fez um agradecimento especial: "Quero repartir esse ato simbólico da aposição da caneta e das fotografias com todos que trabalham aqui no dia a dia: servidores, advogados, membros do Ministério Público, juízes, defensores, enfim, todos que laboram em prol da Justiça, mas, principalmente, com todos aqueles de Araxá e da região que aqui buscam e aqui recebem a verdadeira Justiça."

Not-Forum-Araxa-Corregedor.jpg
O corregedor Estevão Lucchesi enalteceu a carreira do ministro Afrânio Vilela (Crédito: Cecília Pederzoli / TJMG)

O corregedor-geral de Justiça, desembargador Estevão Lucchesi de Carvalho, destacou o simbolismo do reencontro e o significado da data para a Comarca.

"Reunimo-nos hoje em um momento que é, ao mesmo tempo, de celebração, de reconhecimento e de renovação. Celebramos os cinco anos de inauguração deste Fórum de Araxá, espaço que não se resume às suas paredes, mas que traduz, em sua essência, a presença viva do Poder Judiciário junto à comunidade."

Para ele, cada ato praticado no prédio – do atendimento à decisão judicial – representa um elo com a cidadania: "Cada processo aqui iniciado, cada decisão aqui proferida, cada serviço aqui prestado, constitui um elo no fortalecimento da cidadania e na construção de uma sociedade mais justa."

O corregedor também prestou homenagem ao ministro Afrânio Vilela e à sua trajetória na magistratura mineira: "Neste mesmo cenário, prestamos justa e merecida homenagem ao ministro Afrânio Vilela, filho da vizinha Ibiá, cuja trajetória se confunde com os mais elevados ideais da magistratura. Sua vida dedicada ao Direito, pautada pela serenidade e pela firmeza, inspira gerações de juízes e juízas, e dignifica a memória coletiva de Minas Gerais."

Ao finalizar, o corregedor ressaltou o papel humano da magistratura e o exemplo do homenageado: "Ao reverenciá-lo, também reafirmamos que a Justiça se edifica sobre homens e mulheres que, como ele, colocam sua inteligência e sua sensibilidade a serviço do bem comum. Minas resgata as suas melhores tradições ao colocar um juiz de carreira nas fileiras do Superior Tribunal de Justiça."

O juiz diretor do Foro da Comarca de Araxá, José Aparecido Fausto de Oliveira, destacou o significado da data para a comarca: "Vivemos momentos de comemoração pelos cinco anos de nosso novo fórum, prédio moderno, acessível, arejado, que se destaca na arquitetura de Araxá."

Ele agradeceu a presença de todas e ressaltou a importância da visita: "Estamos muito felizes com a presença de vossas excelências em Araxá".

Em sua fala, o magistrado também prestou homenagem ao ministro Afrânio Vilela, destacando seu envolvimento direto na construção do novo fórum da Comarca.

"O ministro Afrânio acompanhou todas as etapas, da ideia da construção à sua inauguração. Eu enviava fotos do andamento da obra a seu pedido. Ele me cobrava-me informações."

Ele lembrou ainda o gesto simbólico do então desembargador, que doou à Comarca a caneta Montblanc, que utilizava há 19 anos, e com a qual assinou a ata de inauguração do prédio.

"Não bastasse todo o empenho, ainda teve a delicadeza de, no dia da inauguração, presentear a Comarca de Araxá com sua caneta Montblanc, ato que procuramos imortalizar e dispormos na galeria de fotos. Ministro Afrânio, a solenidade de hoje é uma pequena demonstração de apreço e da imensa gratidão que temos a vossa excelência."

Veja outras imagens no Flickr oficial do TJMG.

Diretoria de Comunicação Institucional – Dircom
TJMG – Unidade Fórum Lafayette
(31) 3330-2800

forumbh.imprensa@tjmg.jus.br
instagram.com/TJMGoficial/
facebook.com/TJMGoficial/
twitter.com/tjmgoficial
flickr.com/tjmg_oficial