
O 1º vice-presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, desembargador José Flávio de Almeida, representou o presidente da Corte estadual mineira, desembargador Gilson Soares Lemes, na sessão de celebração dos 300 anos de Minas Gerais realizada pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE/MG), nesta quarta-feira (2/12). A solenidade foi conduzida pelo presidente do TRE/MG, desembargador Alexandre Victor de Carvalho.
O desembargador José Flávio de Almeida registrou sua alegria ao participar da solenidade e destacou a importância do ser mineiro da “mineiridade”, virtudes que marcam aqueles que, por seu comportamento e conquistas, marcam o estado de Minas Gerais.
O magistrado lembrou a importância das diversas regiões do estado e destacou, em especial, o Vale do Jequitinhonha pela criação da Comarca do Serro Frio, como referência da evolução de Minas Gerais.
O ministro Luís Roberto Barroso, presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), participou da sessão solene por videoconferência. Destacou que a data registra um momento glorioso para o estado de Minas Gerais, diante de sua importância para o País.
"A data enseja discussão sobre os três séculos da história de Minas, a evolução política, econômica, social e cultural, as dificuldades ao pleno desenvolvimento, a contribuição de Minas para a formação da nacionalidade brasileira", frisou o ministro.
O governador do estado de Minas Gerais, Romeu Zema, também participou da sessão solene. O chefe do Executivo estadual lembrou que Minas Gerais sempre marcou sua trajetória por iniciativas voltadas para a inovação.
Disse que o estado passa por dificuldades financeiras, mas tem buscado investidores para devolver à sociedade serviços de qualidade.

O presidente do TRE, desembargador Alexandre Victor de Carvalho, registrou a evolução do estado, desde o desmembramento das capitanias de São Paulo e Minas Gerais, decisão do Conselho Ultramarino, e determinação do Alvará Régio de 02 de dezembro de 1720, de D. João V, Rei de Portugal, que marca o início da existência administrativa de nosso estado.
Lembrou a criação das quatro primeiras comarcas do estado: Rio das Velhas, cuja sede ficava na Vila Real de Nossa Senhora da Conceição de Sabará, atual Sabará; Vila Rica, hoje Ouro Preto; Rio das Mortes, com sede na Vila de São João del-Rei, e a do Serro Frio, com sede na Vila do Príncipe, hoje Serro, no Vale do Jequitinhonha.
Autonomia e liberdade. Esses os sentimentos que pulsam na alma dos mineiros. Exaltar Minas Gerais é reforçar sua importância e contribuição para o desenvolvimento do País. Seja na política, seja na economia e cultura. As conquistas marcam um estado que se projeta na história, disse.
O vice-presidente do TRE/MG, desembargador Marcos Lincoln, também ressaltou a importância da celebração dos 300 anos do estado. Ressaltou que Minas não teve uma ambição particular, mas acalentou sua ideia de integração nacional.
Participaram da solenidade os desembargadores Octavio Augusto De Nigris Boccalini, Maurício Torres Soares, Alberto Diniz (presidente da Amagis) e juízes eleitorais.

Veja sessão solene na íntegra.
Assessoria de Comunicação Institucional – Ascom
Tribunal de Justiça de Minas Gerais – TJMG
(31) 3306-3920
imprensa@tjmg.jus.br
facebook.com/TJMGoficial/
twitter.com/tjmgoficial
flickr.com/tjmg_oficial
*