
"Um filme muito emocionante, que mostra o que estamos vendo em nossa vida social. Maravilhoso! Demonstrou que um idoso tinha tantas qualidades que fez com que outra personagem tivesse sua vida com a felicidade renovada. Ele conseguiu ajudá-la além do trabalho", assim descreveu Willer da Conceição Figueira Alves, que esteve na plateia da sessão especial do "Cineclube TJ", realizada na tarde desta terça-feira (26/8), no Auditório da Corregedoria-Geral de Justiça de Minas Gerais, no Centro de Belo Horizonte.
O filme exibido foi "Um Senhor Estagiário" (2015), dirigido por Nancy Meyers, e contou com um público de mais de 30 idosos atendidos pelo Centro de Referência da Pessoa Idosa (CRPI), da Diretoria de Políticas para a Pessoa Idosa (DPEI), da Prefeitura Municipal de Belo Horizonte (PBH).
A parceria entre o Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) e a PBH, por meio da DPEI, busca oferecer momentos de lazer e promover o convívio social para grupos de idosos, além de estimular reflexões sobre o envelhecimento ativo.
A coordenadora do CRPI Norte, Valeria Costa, destacou o entusiasmo dos expectadores e enfatizou a importância da parceria:
"Eles criaram uma expectativa muito grande de estarem aqui e alguns nem dormiram. Vieram muito alegres. Essa parceria é importante porque muitos estão isolados, moram sozinhos, sem ninguém para conversar, ou são idosos cuidando de idosos. Para eles, é uma oportunidade de saírem de casa, estarem mais conectados e de se sentirem úteis, pessoas importantes e cidadãos."
A sessão foi pensada e preparada para proporcionar conforto, acolhimento e interação. Eles tiveram a experiência completa, com direito a pipoca e café especial após a exibição do filme.

Após quase 50 anos sem ir ao cinema, José Evangelista de Castro disse ter ficado muito alegre: "É a primeira vez que venho aqui no Cineclube e gostei muito."
A iniciativa proporcionou momento de bem-estar e reforçou o compromisso com a valorização da pessoa idosa, por meio do diálogo, da cultura e do pertencimento.
"Eu trabalho como voluntária no CRPI e participo das atividades. Com elas, não me sinto triste ou isolada. Sinto que estou vivendo a melhor idade. Já assisti ao filme, mas agora foi em outro momento, dentro desse Tribunal, que eu não conhecia. Vou levar outra mensagem positiva para a minha vida", ressaltou a aposentada Marcília Aparecida da Silva Santos.
Na quinta-feira (28/8), às 14h, haverá uma nova sessão especial do "Cineclube TJ", voltada a grupo de idosos, também no Auditório da Corregedoria-Geral de Justiça de Minas Gerais.
Filme
O filme "Um Senhor Estagiário" aborda o retorno do aposentado Ben Whittaker (Robert De Niro) ao mercado de trabalho, como estagiário em uma empresa de moda on-line. Com sua experiência, ele se adapta às novas tecnologias, convivendo com diferentes faixas etárias, provando que a idade pode ser superada e que novos trabalhos são bem-vindos.

Com uma mensagem que apresenta o envelhecimento como uma nova fase repleta de possibilidades, o longa-metragem aborda de forma sensível e bem-humorada questões como reinserção no mercado de trabalho, valorização da experiência, relações intergeracionais e o papel transformador da maturidade na sociedade contemporânea.
Sobre o projeto
O "Cineclube TJ" foi criado em 2003, pelo desembargador Sérgio Augusto Fortes Braga, visando incentivar magistrados, servidores e colaboradores a refletir sobre obras cinematográficas.
Em 2017, passaram a ser exibidos filmes com audiodescrição para pessoas com deficiência visual, em sessões especiais, acompanhadas de debates com especialistas. Para as sessões com essa funcionalidade, são cedidos filmes do setor de Braille da Biblioteca Pública Estadual de Minas Gerais.
O projeto também recebe sessões do "Expresso da Infância", que visa garantir o acesso de crianças e adolescentes acolhidos institucionalmente a espaços culturais, esportivos e recreativos, promovendo a inclusão social, o fortalecimento de vínculos comunitários e a ampliação de repertórios artísticos e educacionais.
Diretoria Executiva de Comunicação – Dircom
Tribunal de Justiça de Minas Gerais – TJMG
(31) 3306-3920
imprensa@tjmg.jus.br
instagram.com/TJMGoficial/
facebook.com/TJMGoficial/
twitter.com/tjmgoficial
flickr.com/tjmg_oficial
tiktok.com/@tjmgoficial