Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais

Servidores do Norte de Minas são homenageados

Cerimônia em Montes Claros faz parte da 30ª Semana do Servidor do TJMG


- Atualizado em Número de Visualizações:
Not-Semana-do-Servidor-Montes-Claros.8.jpg
A cerimônia em Montes Claros homenageou 58 servidores com 30 anos de dedicação ao TJMG e outros 26 eleitos “Servidores do Ano” (Crédito: Euler Junior / TJMG)

Servidores que atuam em comarcas da região Norte do Estado foram homenageados, nesta quinta-feira (16/10), pelo Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG).

A solenidade, que contou com a presença do presidente do TJMG, desembargador Luiz Carlos Corrêa Junior, foi realizada na sede da Subseção Montes Claros da Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Minas Gerais (OAB-MG).

Veja fotos do evento.

Essa foi a quarta solenidade em homenagem aos servidores que completaram 30 anos de serviços prestados ao TJMG, além dos eleitos “Servidores do Ano” em suas comarcas. Já foram realizadas cerimônias nas Comarcas do Serro, Patos de Minas, Paracatu e Divinópolis. Estão previstas solenidades nas Comarcas de Belo Horizonte, Ipatinga, Juiz de Fora e Varginha.

A 30ª Semana do Servidor do TJMG este ano tem como tema central “Memórias que nos Unem – Memórias que Guardamos – De Encontros, Conquistas, Aprendizados e Afeto – Que nos Conectam, Inspiram e nos Fazem Seguir Juntos, Escrevendo Capítulos da História da Justiça Mineira”.

Not-Semana-do-Servidor-Montes-Claros.7.jpg
A solenidade foi realizada na sede da Subseção Montes Claros da OAB-MG (Crédito: Euler Junior / TJMG)

Em Montes Claros, a cerimônia homenageou 58 servidores com 30 anos de dedicação à Corte mineira e outros 26 eleitos “Servidores do Ano” em suas comarcas de atuação.

Os servidores com 30 anos de dedicação receberam certificado, broche, cartão com mensagem e placa entregues pelo presidente Corrêa Junior. Já os “Servidores do Ano” receberam certificado e agenda, entregues pelo presidente e por juízes diretores do Foro das comarcas dos homenageados.

Além de Montes Claros, a solenidade envolveu homenageados das Comarcas de Almenara, Araçuaí, Bocaiúva, Brasília de Minas, Buenópolis, Espinosa, Francisco Sá, Grão-Mogol, Jaíba, Janaúba, Januária, Jequitinhonha, Manga, Medina, Monte Azul, Pedra Azul, Pirapora, Porteirinha, Rio Pardo de Minas, Salinas, São Francisco, São João do Paraíso, São João da Ponte, São Romão, Taiobeiras e Várzea da Palma.

Dispositivo de honra

O dispositivo de honra da solenidade foi composto pelo presidente do TJMG, desembargador Luiz Carlos Corrêa Junior; pelo corregedor-geral de Justiça de Minas Gerais, desembargador Estevão Lucchesi de Carvalho; pela vice-corregedora-geral de Justiça de Minas Gerais, desembargadora Kárin Liliane de Lima Emmerich e Mendonça; pelo superintendente administrativo adjunto do TJMG, desembargador Vicente de Oliveira Silva; pelo superintendente de Obras do TJMG, desembargador Ronaldo Claret de Moraes; pelo coordenador executivo da Comissão de Soluções de Conflitos Fundiários (CSCF) do TJMG e membro da Comissão Nacional de Conflitos Fundiários do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), desembargador Leopoldo Mameluque, natural de Montes Claros; pela juíza diretora de Foro da Comarca de Montes Claros, Cibele Maria Lopes Macedo; pelo secretário-geral da Presidência do TJMG, Guilherme Augusto Mendes do Valle; pelo presidente da Subseção de Montes Claros da OAB-MG, advogado Herbert Alcântara; e pelo diretor-geral do Sindicato dos Oficiais de Justiça Avaliadores do Estado de Minas Gerais (Sindojus-MG), Marcelo Goulart.

Também estiveram presentes magistrados das comarcas envolvidas nas homenagens, além de parentes e amigos dos homenageados que lotaram o auditório da sede da OAB-MG de Montes Claros.

Not-Semana-do-Servidor-Montes-Claros.5.jpg
O presidente Corrêa Junior ressaltou que os homenageados dedicaram suas vidas ao Poder Judiciário e passaram por uma grande transformação tecnológica (Crédito: Euler Junior / TJMG)

“Servidores imprescindíveis”

O presidente Corrêa Junior agradeceu a presença de todos e, mais uma vez, frisou que, na condição de presidente da Corte mineira, é uma honra participar de todas as solenidades que fazem parte da Semana do Servidor, momento que ele classifica como muito gratificante: “Para mim é uma grande alegria participar deste momento tão especial para servidores e servidoras.”

“Homenageamos hoje os servidores e as servidoras escolhidos de forma democrática como ‘Servidores do Ano’ em suas comarcas. Também homenageamos aqueles que completam 30 anos de serviços prestados ao Tribunal. São pessoas que dedicaram uma vida ao Poder Judiciário e que passaram por uma grande transformação tecnológica.”

O presidente falou sobre a mudança que enfrentaram desde o início de suas carreiras no serviço público:

“Conviveram com as velhas máquinas de escrever, matrizes de papel, carimbos e processos costurados. Era um Poder Judiciário muito diferente do que é hoje. Todos nós somos testemunhas de uma grande evolução: quando o Tribunal se transformou em uma grande instituição com autonomia administrativa. Ao longo dos anos se informatizou e, agora, chegamos à ‘Era da Automação’, possibilitando que um processo se movimente sozinho e com mais eficiência. Mas vocês servidores e servidoras continuam imprescindíveis para o TJMG.”

Not-Semana-do-Servidor-Montes-Claros.4.jpg
Para o corregedor-geral de Justiça, desembargador Estevão Lucchesi, os servidores dão exemplo de competência e responsabilidade na atividade forense (Crédito: Euler Junior / TJMG)

“Trabalho árduo”

Segundo o corregedor-geral de Justiça, desembargador Estevão Lucchesi, o Poder Judiciário Mineiro se destaca graças ao trabalho árduo de seu corpo de servidores:

“Celebramos, hoje, na Comarca de Montes Claros, o compromisso de quem completa três décadas de serviços prestados e também daqueles escolhidos como ‘Servidores do Ano’, exemplos de competência e responsabilidade que marcam a atividade forense de forma exemplar.”

Ele ressaltou que “somos o 2º maior Tribunal de Justiça do País, com aproximadamente 13,5 mil servidores, além de colaboradores terceirizados e estagiários, espalhados por 960 unidades judiciárias e 298 comarcas do Estado. Portando, essa cerimônia é a expressão sincera de nossa gratidão pelo trabalho incansável e essencial que os servidores desempenham ao longo de três décadas. Cada um contribui, dia após dia, para a construção de um Judiciário mais forte, acessível e eficiente.”

Not-Cibele-Macedo.-Semana-do-Servidor-Montes-Claros.1.jpg
A juíza diretora do Foro da Comarca de Montes Claros, Cibele Maria Lopes Macedo, destacou que os homenageados são a base que move o Tribunal de Justiça (Crédito: Euler Junior / TJMG)

Comprometimento

A juíza diretora do Foro da Comarca de Montes Claros, Cibele Maria Lopes Macedo, saudou todos os homenageados, classificados por ela como “a base que move a grande instituição que é o Tribunal de Justiça”.

“Estou na magistratura há 27 anos e sempre trabalhei com servidores e servidoras extremamente comprometidos com o serviço público e com a boa prestação jurisdicional. Parabéns a todos que são o maior patrimônio desta Corte.”

Gratidão

O orador oficial da solenidade foi o servidor José Edmilson da Silva, da Comarca de Montes Claros, que completa 30 anos de Tribunal, além de outros 10 como servidor do Poder Executivo e cinco como funcionário da iniciativa privada.

Ele resumiu o momento especial para ele e para os colegas homenageados, com uma única palavra: “gratidão”.

“Gratidão por ter chegado até aqui depois de passar por momentos tão difíceis como foi durante a pandemia da Covid-19. Infelizmente, tantos se foram de forma precoce, mas, hoje, estamos aqui, não para lamentar, mas sim para comemorar a Semana do Servidor. Só tenho que agradecer à minha família e aos meus colegas de Tribunal pelo apoio que me foi concedido durante todos estes anos.”

Not-Jose-Edmilson.-Semana-do-Servidor-Montes-Claros.3.jpg
O servidor José Edmilson da Silva, da Comarca de Montes Claros, completa 30 anos de serviço e foi o orador oficial da solenidade (Crédito: Euler Junior / TJMG)

José Edmilson da Silva também destacou as mudanças vividas por ele nas últimas três décadas:

“O Tribunal mudou e para melhor. Quando cheguei, trabalhávamos com papel, processos costurados e máquinas de escrever. Vivemos todo processo de informatização, passando pelos sistemas Siscom, PJe e, agora, nos preparando para o eproc, que vai melhorar ainda mais as condições de trabalho para servidores e magistrados, propiciando uma melhor prestação jurisdicional para a população.”

Ele fez questão de deixar uma mensagem para os servidores que estão iniciando a carreira no TJMG e aos que pretende fazer concurso público:

“Compensa muito investir na carreira dentro do nosso Tribunal, trabalhando com afinco e responsabilidade para manter a qualidade da prestação jurisdicional.”

Diretoria Executiva de Comunicação – Dircom
Tribunal de Justiça de Minas Gerais – TJMG
(31) 3306-3920
imprensa@tjmg.jus.br
instagram.com/TJMGoficial/
facebook.com/TJMGoficial/
twitter.com/tjmgoficial
flickr.com/tjmg_oficial
tiktok.com/@tjmgoficial