Estão abertas as inscrições para o I Seminário da Central de Serviço Social e Psicologia, “Desafios à interdisciplinaridade no Judiciário: novas demandas, outros olhares”. As vagas são limitadas. O evento é uma parceria da Escola Judicial Desembargador Edésio Fernandes (Ejef) do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) e da Central de Serviço Social e Psicologia (Cesop) do Fórum Lafayette, em Belo Horizonte. Confira a programação. Os interessados podem se inscrever pelo site da Ejef.
Voltado para a formação de magistrados, psicólogos e assistentes sociais do TJMG, promotores, defensores e advogados e estudantes de psicologia, direito e serviço social, a programação, pretende favorecer a capacitação continuada de assistentes sociais e psicólogos judiciais, discutir temas relevantes do trabalho da Cesop, apresentar e divulgar os serviços e a natureza das atividades da Central e estabelecer uma interlocução com parceiros e usuários a respeito desses temas.
Os trabalhos serão abertos pelo juiz auxiliar da Corregedoria-Geral de Justiça e diretor do foro da Capital, Marcelo Rodrigues Fioravante, com a participação do coordenador do Cesop, Eduardo da Silveira Sardinha Pinto, da psicóloga judicial Mônica Campos Silva e da assistente social judicial Camila Pessôa Costa Maia.
A primeira mesa, "Atuação Técnica do Psicólogo e do Assistente Social na Cesop”, será coordenada pela psicóloga judicial Úrsula de Almeida Vairo. As palestrantes serão a juíza Paula Murça Machado Rocha Moura, da 12ª Vara de Família, a psicóloga judicial Roselane Martins Cardoso e a assistente social judicial Ana Maria de Souza Bertelli.
A mesa 2, “Curatela: Demandas Atuais nas Varas de Família”, terá como coordenadora a assistente social judicial Sthefânia Mara Santos Reis. A palestra será de responsabilidade da advogada Iara Antunes de Souza, professora da Universidade Federal de Ouro Preto.
Na terceira mesa, a temática é “Convivência Familiar da Criança e do Adolescente em Contexto de Litígio Conjugal”, sob a coordenação da assistente social Isabele Agnes Riveros. As palestrantes serão a promotora de justiça da Comarca de Belo Horizonte, Míriam Queiroz Lacerda Costa, a psicóloga judicial Fernanda Simplício Cardoso e a assistente social Alda Cristina Duarte.
Encerra a pauta a mesa 4, “Avaliação de Alienação Parental no Contexto Jurídico: Um Debate Ético sobre o Fazer do Psicólogo, que terá como coordenadora a psicóloga judicial Marília de Oliveira e, como palestrante, a psicóloga e professora da Universidade Veiga de Almeida (RJ), Analícia Martins de Sousa.
Aos participantes que comprovarem ter acompanhado integralmente a programação será concedido certificado. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 3247-8842.
Serviço
I Seminário da Central de Serviço Social e Psicologia
25 de agosto, das 8h às 18h
Auditório da Unidade Raja Gabaglia
Avenida Raja Gabaglia, 1.753, Bairro Luxemburgo
Assessoria de Comunicação Institucional - Ascom
Tribunal de Justiça de Minas Gerais - TJMG
(31) 3306-3920
imprensa@tjmg.jus.br
facebook.com/TJMGoficial/
twitter.com/tjmgoficial
flickr.com/tjmg_oficial