Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais

Selo "Mulheres Libertas" é concedido à presidente da Amagis

Juíza Rosimere das Graças do Couto foi homenageada nesta segunda-feira (24/3)


- Atualizado em Número de Visualizações:

O Selo "Mulheres Libertas", honraria concedida pelo Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), por meio da Coordenadoria da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar (Comsiv), foi entregue, nesta segunda-feira (24/3), para a presidente da Associação dos Magistrados Mineiros (Amagis), juíza Rosimere das Graças do Couto. 

Not-2---Mulheres-Libertas.jpg
Selo "Mulheres Libertas" foi entregue à presidente da Amagis, juíza Rosimere das Graças do Couto, em solenidade realizada na Presidência do TJMG (Crédito: Gláucia Rodrigues / TJMG)

A homenagem, conferida a indivíduos e organizações que, por meio de ações e programas contribuem para a disseminação de boas práticas voltadas ao empoderamento da mulher, à prevenção e ao combate à violência doméstica, foi entregue em solenidade promovida na sala da Presidência do TJMG, no Edifício-Sede. A cerimônia contou, ainda, com a realização de um café da tarde oferecido a desembargadoras e juízas do Judiciário mineiro em comemoração ao Mês da Mulher.

Segundo o presidente do TJMG, desembargador Luiz Carlos Corrêa Junior, a honraria concedida à presidente da Amagis é também uma oportunidade de homenagear todas as mulheres relacionadas ao Poder Judiciário. "A juíza Rosimere Couto é a primeira mulher a presidir a Amagis, o que demonstra a importância da participação da mulher em todas as áreas do Poder Judiciário, em especial nas posições de comando", disse.

A superintendente da Comsiv, desembargadora Evangelina Castilho Duarte, destacou a importância de reunir magistradas para a confraternização e para a homenagem. "Ela abriu caminhos na Amagis e é uma pessoa muito ativa, que contribui muito para o empoderamento das mulheres, principalmente das magistradas. Então, por isso, nós optamos por outorgar o Selo 'Mulheres Libertas', que representa uma homenagem a quem trabalha com essa pauta", comentou.

Not-5---Mulheres-Libertas.jpg
Selo é uma honraria concedida pelo TJMG, por meio da Coordenadoria da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar (Crédito: Gláucia Rodrigues / TJMG)

A juíza Rosimere das Graças do Couto falou sobre a alegria de receber a homenagem e também sobre o fato de ser a primeira mulher à frente da Amagis. "Essa homenagem não é só minha, é para todas as mulheres, para todas as magistradas. Isso faz com que as mulheres se sintam mais unidas e agregadas. Acho que a magistratura feminina precisa disso. Quanto mais nos unirmos, mais nos agregarmos, mais conquistas vamos conseguir", disse.

O selo

Instituído por meio da Portaria Conjunta da Presidência nº 1.162, de 12 de março de 2021, o Selo de boas práticas da Comsiv, denominado "Mulheres Libertas", é um reconhecimento do TJMG, por meio da Coordenadoria, a pessoas, empresas e instituições que, por meio de trabalhos e projetos, contribuem para prevenir e combater a violência contra mulher no âmbito das relações domésticas e familiares; para alcançar igualdade de gênero; e para empoderar mulheres e meninas.

A iniciativa foi anunciada em meio às celebrações do Dia Internacional da Mulher de 2021 e marcou o encerramento da 17ª Semana Justiça pela Paz em Casa, campanha do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

Dispositivo de honra

Além do presidente Corrêa Junior, da superintendente da Comsiv, desembargadora Evangelina Castilho Duarte, e da juíza Rosimere das Graças do Couto, também compuseram o dispositivo de honra a vice-corregedora-geral de Justiça de Minas Gerais, Kárin Liliane de Lima Emmerich e Mendonça; e as desembargadoras do TJMG Ana Paula Nannetti Caixeta e Teresa Cristina da Cunha Peixoto.

Outras imagens podem ser vistas no Flickr oficial do Tribunal.

Diretoria Executiva de Comunicação – Dircom
Tribunal de Justiça de Minas Gerais – TJMG
(31) 3306-3920
imprensa@tjmg.jus.br
instagram.com/TJMGoficial/
facebook.com/TJMGoficial/
twitter.com/tjmgoficial
flickr.com/tjmg_oficial
tiktok.com/@tjmgoficial