Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais

Sede melhora estrutura para qualificar atendimento

Acessibilidade, segurança e economia são prioridades


- Atualizado em Número de Visualizações:

Dotar o edifício sede do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) com infraestrutura apropriada para que magistrados, servidores e demais operadores do Direito possam atuar de forma adequada e, na ponta, o cidadão receba serviço de qualidade. Essa é uma meta que a atual a gestão do TJMG tem buscado, alcançando resultados positivos.

noticia-01--reuniao-gestao-predial-17-12-18.jpg
O presidente e os desembargadores Gilson Lemes e Octavio Boccalini (ao fundo), entre outras autoridades, trataram de melhorias no edifício sede

Na segunda-feira, 17 de dezembro, as principais atividades prediais executadas na edificação foram apresentadas pela Diretoria Executiva de Engenharia e Gestão Predial (Dengep) ao presidente do TJMG, desembargador Nelson Missias de Morais, ao superintendente administrativo adjunto do TJMG, desembargador Gilson Soares Lemes, e ao superintendente de Gestão Predial do Edifício Sede do TJMG, desembargador Octavio Augusto De Nigris Boccalini.

A apresentação esteve sob a responsabilidade do diretor da Dengep, Marcelo Junqueira.  As atividades prediais executadas priorizaram a acessibilidade, a segurança e a economia na gestão do edifício sede do TJMG.

O presidente Nelson Missias de Morais parabenizou o trabalho desenvolvido pela equipe de engenharia e ressaltou a importância de proporcionar conforto para o advogado e as partes que vêm ao prédio e boas condições de trabalho ao público interno.

O superintendente de Gestão Predial, desembargador Octavio Augusto De Nigris Boccalini, registrou que a melhoria na administração predial representa avanço imprescindível na prestação técnica dos serviços de manutenção, os quais asseguram o bom funcionamento da edificação. Ele ressaltou a importância das atividades preventivas de conservação ou recuperação da capacidade funcional dos equipamentos, que otimizam recursos e contribuem para a redução dos gastos.

Nova estrutura

Entre os destaques, está a instalação do sistema de antecipação de chamadas e destino dos elevadores do edifício sede. Além da eliminação de filas, uma das principais reclamações dos usuários, os novos equipamentos geraram economia com energia elétrica e chamados para manutenção.

O edifício passou a contar com sistema de nobreak que permite energia elétrica ininterrupta nos plenários de julgamento. Para dar mais segurança aos usuários do edifício sede foram instalados na portaria escâners para inspeção de pequenas bagagens.

Outra reivindicação apresentada no início da gestão foi concretizada com a criação da nova sala para o Setor de Transportes. Já a revitalização dos estacionamentos proporcionará melhor estrutura para utilização dos veículos oficiais do TJMG.

O diretor da Dengep, Marcelo Junqueira, esclareceu que o prédio está se adaptando para a instalação de novas câmaras de julgamento, com gabinetes para desembargadores, assessores e cartório. Foram criados, ainda, novos espaços para as Vice-Presidências.

Intervenções corretivas

Segundo o diretor, intervenções preventivas e corretivas ocorrem regularmente no edifício sede. O objetivo é evitar vazamentos de água e gastos excessivos de energia elétrica. Há também inspeções regulares e limpeza periódica no ar condicionado. O prédio possui uma central com monitoramento preventivo contra incêndios. Os projetos de instalação da sala de amamentação, de novas câmaras e do circuito integrado de TVs estão em andamento.

Acesso

Uma série de obras melhorou o acesso ao edifício sede do TJMG. As obras foram realizadas pela Prefeitura Municipal de Belo Horizonte, juntamente com a BHTrans. Entre as principais melhorias estão a instalação de novos semáforos, em funcionamento desde 27 de novembro de 2018, nos dois sentidos da Avenida Afonso Pena, e a implantação de novas faixas de segurança para pedestres, além da recomposição das rampas de acesso para pessoas com deficiência.

Como resultado do avanço feito na calçada para facilitar a travessia de pedestres, houve também alteração das placas de sinalização, como as que delimitam a posição dos estacionamentos de motocicletas, viaturas policiais e ponto de táxi.

Para o desembargador Octavio Augusto De Nigris Boccalini, as mudanças tiveram o objetivo de tornar mais segura e confortável a travessia da avenida e, ao mesmo tempo, ampliar indistintamente o acesso do cidadão à Justiça. "Servir – essa é a nossa intenção", afirma o superintendente de Gestão Predial.

Assessoria de Comunicação Institucional - Ascom
Tribunal de Justiça de Minas Gerais - TJMG
(31) 3306-3920
imprensa@tjmg.jus.br
facebook.com/TJMGoficial/
twitter.com/tjmgoficial
flickr.com/tjmg_oficial