Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais

Reunião em Uberaba debate ações de enfrentamento à violência doméstica

Juiz Fabiano Veronez coordenou encontro para alinhar iniciativas com outras instituições


- Atualizado em Número de Visualizações:
not-enfrentamento-a-vilencia-domestica-uberaba-26.08.22.jpg
O juiz Fabiano Veronez, com Anna Maia e Juciara Moura, que coordenaram o encontro em Uberaba ( Crédito : Divulgação/TJMG )

Fortalecer ações, iniciativas e instituições envolvidas no combate à violência doméstica contra mulheres em Uberaba, no Triângulo Mineiro. Este foi o objetivo do encontro realizado na quinta-feira (25/08), no Fórum de Uberaba, pela Rede de Enfrentamento à Violência Doméstica, que envolve, além do Judiciário, o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), órgãos como polícias Civil e Militar, Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e secretarias municipais.

“Foi um bate-papo, uma conversa ampla dentro do tema Agosto Lilás”, afirmou o juiz diretor do Fórum de Uberaba e titular da 2ª Vara Criminal da Comarca de Uberaba, Fabiano Veronez. “Abordamos vários temas que envolvem o combate à violência contra mulheres, como acolhimento, atendimento jurídico e psicológico, medidas protetivas, recolocação no mercado de trabalho, iniciativas junto ao agressor e como lidar com os filhos mais jovens, que tendem a replicar o comportamento agressivo no futuro”, frisou.

Segundo o juiz Fabiano Veronez, a reunião debateu as ações que têm sido realizadas, avanços conquistados e o que pode ser melhorado por cada integrante da Rede De Enfrentamento à Violência Doméstica. “Precisamos que todos os órgãos estejam profundamente envolvidos neste tema. A violência doméstica contra mulheres é uma questão social e cultural, e precisamos do engajamento cada vez maior da Rede”, frisou.

A reunião do dia 25 foi antecedida por outra, realizada no dia 23, entre o juiz Fabiano Veronez e a presidente do Centro Integrado da Mulher, Juciara Moura, e a coordenadora de Políticas Públicas para Mulheres da Prefeitura de Uberaba, Anna Maia. Este encontro alinhou os temas e entidades participantes da reunião do dia 25. “Precisamos da parceria com os municípios”, disse o juiz.

No próximo dia 31/8, o juiz se encontrará com a secretária de Desenvolvimento Social de Uberaba, Gicele Gomes. O objetivo é tratar sobre a violência doméstica no município.

Participaram da reunião, além do juiz Fabiano Veronez, Juciara Moura, do CIM/SEDS; Mariana Pontes Andrade, da Polícia Civil; Anna Maia, coordenadora de Políticas Públicas para Mulheres; Ivo Diogo Moratelli, da Prefeitura de Uberaba; Aline Andrade Cunha, da Prefeitura; Marly Aparecida Nunes, da Guarda Municipal; Evaldo Garcia Silva, da Guarda Municipal; Patrícia Emmanuelle da Cruz, da Prefeitura; Aline Nayara Tristão, da Prefeitura; do Centro de Atendimento Integral à Saúde da Mulher (CAISM); Ana Paula Custódio de Oliveira, do CAISM; Aparecida de Oliveira (CAISM); Silvanio Márcio Fernandes, do Senai; Fábio Roberto Machado, do MPPG, e outras autoridades.

 

Diretoria de Comunicação Institucional – Dircom
Tribunal de Justiça de Minas Gerais – TJMG
(31) 3306-3920
imprensa@tjmg.jus.br
instagram.com/TJMGoficial/
facebook.com/TJMGoficial/
twitter.com/tjmgoficial
flickr.com/tjmg_oficial