
O presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, desembargador Gilson Soares Lemes, se reuniu nesta segunda-feira (13/9), com o secretário de Estado de Saúde, Fábio Baccheretti; o provedor da Santa Casa de Misericórdia de Belo Horizonte, Roberto Otto; e com o presidente da Casa de Acolhida Padre Eustáquio (Cape), José Marcílio Nunes. A pauta da reunião foi o Projeto Salvando Vidas – Carreta da Família, que tem como objetivo o diagnóstico precoce de câncer entre a população carente do Estado, principalmente em crianças e adolescentes.
“Foi uma reunião de grande importância que mais uma vez mostra que o Tribunal de Justiça não tem a função de apenas julgar processos, mas também de contribuir com a saúde e o bem estar da população como um todo”, afirmou o presidente Gilson Lemes.
O provedor da Santa Casa de Belo Horizonte, Roberto Otto, disse que a instituição é uma das referências no tratamento de câncer em Minas Gerais, e que, infelizmente, vários pacientes chegam ao local com a doença em estágio muito avançado, o que dificulta o tratamento e aumenta o número de óbitos, inclusive em crianças. Ele também ressaltou que os tratamentos precoces custam bem menos para o sistema de saúde pública.
O projeto consiste em deslocar uma carreta com médicos e equipamentos de última geração como raio-x digital e ultrassom digital, capazes de identificar e diagnosticar vários tipos de tumores. “Nossa intenção é motivar que toda a família compareça para consulta, quando poderemos identificar, por exemplo, um câncer de próstata no pai, um câncer de mama na mãe e vários tumores que atingem crianças e adolescentes”, disse o provedor da Santa Casa.

O Projeto
Um dos alicerces do Projeto é a Casa de Acolhida Padre Eustáquio, organização não governamental que cuida de crianças com diagnóstico de câncer. “inicialmente vamos começar com uma carreta, mas, nosso objetivo é de ter pelo menos duas carretas em Minas Gerais. Queremos também disseminar a ideia pelo País, pois o câncer é uma doença que atinge milhares de pessoas no Brasil e o diagnóstico precoce é um fator que contribuiu muito para a cura”, afirmou o presidente da Cape, José Marcílio Nunes.
O secretário de Estado de Saúde, Fábio Baccheretti, garantiu que as entidades envolvidas poderão contar com total apoio do Governo do Estado, principalmente na divulgação do projeto e utilização da estrutura no interior. “Trata-se de uma iniciativa muito boa, pois um diagnóstico precoce ajuda na cura da doença e evita sobrecargas no sistema de saúde pública”.
Também participaram da reunião os desembargadores do Tribunal de Justiça de Minas gerais, Armando Freire e Márcio Idalmo; os representantes da Cape, Antônio Winter e Mônica Sales de Araújo; e o chefe de Gabinete da Presidência do TJMG, Alexandre Ramos. Remotamente participaram da reunião representantes da Secretaria de Estado de Saúde.
Assessoria de Comunicação Institucional – Ascom
Tribunal de Justiça de Minas Gerais – TJMG
(31) 3306-3920
imprensa@tjmg.jus.br
instagram.com/TJMGoficial/
facebook.com/TJMGoficial/
twitter.com/tjmgoficial
flickr.com/tjmg_oficial