Ao apresentar o projeto do novo edifício do Fórum de Itaúna, o presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), desembargador Nelson Missias de Morais, reiterou o empenho da instituição em construir novos fóruns no interior, o que consiste também em uma das prioridades de sua gestão.
A solenidade foi realizada na tarde de 28 de fevereiro e contou com a presença de magistrados, autoridades e da comunidade local. Além do desembargador Nelson Missias de Morais, estiveram presentes os desembargadores Alberto Diniz, presidente da Associação dos Magistrados Mineiros (Amagis), Ramom Tácio, que foi juiz da comarca, e Antônio Hélio, que ocupou a 2ª Vice-Presidência do TJMG, além do juiz aposentado João Ary Gomes.
O chefe do Judiciário mineiro destacou que as futuras instalações do Fórum Desembargador Mário Matos irão proporcionar melhores condições de trabalho a magistrados, servidores e operadores do direito e melhor a prestação jurisdicional para a comunidade.
O desembargador Nelson Missias disse que reconhece na Primeira Instância “a porta de entrada do cidadão na Justiça", a qual concentra, muitas vezes, "os grandes desafios para o Judiciário”. O juiz auxiliar da Presidência Jair Francisco dos Santos fez a apresentação de como será a nova sede do Judiciário.
A diretora do foro da comarca, juíza Solange Maria de Lima, ressaltou o apoio recebido da Prefeitura Municipal, com a doação do terreno onde será construído o novo fórum, e o grande envolvimento da comunidade local.
De acordo com a magistrada, juízes, servidores, operadores do direito e também os jurisdicionados aguardam com ansiedade instalações novas, maiores e mais modernas. A juíza destaca ainda o trabalho feito pelos profissionais do Tribunal mineiro e o empenho do presidente Nelson Missias de Morais na concretização desse sonho.
Homenagem
Na oportunidade, foi homenageado o juiz Paulo Antônio de Carvalho, da 1ª Vara Criminal, do Júri e de Execuções Penais. Ele recebeu das mãos do presidente Nelson Missias de Morais uma placa com dizeres em agradecimento a sua dedicação à magistratura, que contribui "para formar uma sociedade mais justa, em especial na Comarca de Itaúna”.
A construção do novo Fórum de Itaúna faz parte do Plano de Aceleração de Obras do TJMG. Até o final da atual gestão, deverão ser iniciadas e concluídas 36 obras de construção de fóruns, e 55 estarão prontas para serem iniciadas pela próxima gestão.
Projeto
O novo fórum de Itaúna terá um total de 7 mil m² de área construída. O edifício contará com cinco pavimentos, com espaço para nove varas, Tribunal do Júri, Juizado Especial, setores de apoio e Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc), concentrando todo o atendimento jurisdicional em um só local.
Contará ainda com estacionamento com 125 vagas, sendo nove para motos, e bicicletário para 18 vagas. O valor estimado da obra, que deverá ser concluída em março de 2021, é de R$ 29 milhões.
Também prestigiaram o prefeito de Itaúna, Neider Moreira de Faria, o presidente da Câmara Municipal, vereador Alexandre Magno Martoni Debique Campos, e demais autoridades do Executivo e do Legislativo da região, representantes do Ministério Público, da Defensoria e da comunidade local.
Assessoria de Comunicação Institucional – Ascom
Tribunal de Justiça de Minas Gerais – TJMG
(31) 3306-3920
imprensa@tjmg.jus.br
facebook.com/TJMGoficial/
twitter.com/tjmgoficial
flickr.com/tjmg_oficial