A segurança na instalação e na manutenção da rede elétrica é essencial para as comunidades indígenas. Por isso, o Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania para demandas de Direito relativos a indígenas, quilombolas e demais povos e comunidades tradicionais (Cejusc Povos e Comunidades Tradicionais), vinculado à 3ª Vice-Presidência do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), participou da 3ª etapa do projeto "Manejo Seguro de Energia Elétrica nas Aldeias Maxacali", no Vale do Mucuri.
A etapa foi realizada de10/11 a 12/11, na comunidade indígena de Água Boa, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e com a Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig). Além do TJMG, a atividade contou com a parceria institucional do Ministério Público Federal (MPF) e da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai).
Povo Maxacali recebe nova ação de cidadania
TJMG lança documentário sobre o povo Maxacali
Aulas práticas e teóricas
As atividades incluíram aulas teóricas e práticas voltadas à capacitação dos moradores para a segurança nas operações de manutenção e reestruturação das instalações elétricas existentes na comunidade.
A atuação ocorreu na aldeia da liderança Maria Diva, onde será promovida a reestruturação da rede elétrica. Serão beneficiadas 16 residências.
Os equipamentos para as instalações foram fornecidos pela Cemig, que também desenvolveu material didático em língua maxacali.
A ação reforça o compromisso do TJMG e de instituições parceiras com a valorização das comunidades originárias e a construção de soluções conjuntas que respeitem direitos e tradições.
Aldeias
O povo Maxacali vive em quatro áreas no Vale do Mucuri, em Minas Gerais: nas aldeias de Água Boa, no município de Santa Helena de Minas; em Pradinho e Cachoeira, no município de Bertópolis; em Aldeia Verde, no município de Ladainha, e no distrito de Topázio, em Teófilo Otoni. Essas aldeias reúnem cerca de 2.500 pessoas.
Cejusc Povos e Comunidades Tradicionais
O Cejusc Povos e Comunidades Tradicionais acompanha ações que promovam cidadania, acesso a serviços essenciais e integração social, em respeito às particularidades e às necessidades dos povos indígenas de Minas Gerais.
Diretoria Executiva de Comunicação – Dircom
Tribunal de Justiça de Minas Gerais – TJMG
(31) 3306-3920
imprensa@tjmg.jus.br
instagram.com/TJMGoficial/
facebook.com/TJMGoficial/
twitter.com/tjmgoficial
flickr.com/tjmg_oficial
tiktok.com/@tjmgoficial