Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais

Projeto Corre Legal leva tênis de mesa ao Barreiro

É a estreia desse esporte na iniciativa do TJMG, e vai favorecer também a população da região


- Atualizado em Número de Visualizações:
Not-2---Projeto-Corre-Legal---Tenis-de-Mesa.jpg
O tênis de mesa será ofertado para seis turmas de 24 alunos, oriundos das unidades escolares apoiadoras, sendo três turmas pela manhã e três à tarde ( Crédito: Raquel Medeiros / TJMG )

O Projeto Corre Legal, iniciativa do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) que visa à ressocialização de jovens em situação de restrição de liberdade, iniciou uma nova fase de atuação na quarta-feira (19/2), com as 10 mesas oficiais de tênis de mesa instaladas na Escola Municipal Polo de Educação Integrada (EMPoeint), que fica no Barreiro, em Belo Horizonte. O início da nova modalidade esportiva marca a ampliação do Projeto e atenderá também crianças e adolescentes de escolas públicas, bem como a população da região.

A iniciativa de responsabilidade social do TJMG, liderada por juízas e juízes da Vara Infracional da Infância e da Juventude de BH, contou com o apoio da Coordenação do Programa Escola Integrada, da Escola Municipal Ana Alves Teixeira, da Coordenação do Programa Escola Integrada da Escola Edith Pimenta da Veiga, e da Coordenação do Programa Escola Integrada da Escola Municipal Presidente Itamar Franco. O tênis de mesa será ofertado para seis turmas de 24 alunos, oriundos das unidades escolares apoiadoras, sendo três turmas pela manhã e três à tarde, com aulas duas vezes por semana. Serão atendidos 144 jovens.

A juíza Andrea Mol Bessa, do Centro Integrado de Atendimento ao Adolescente Autor de Ato Infracional de Belo Horizonte (Cia-BH), responsável pelo Projeto Corre Legal, destacou o caráter preventivo da nova fase da iniciativa. "Estamos inaugurando uma nova etapa ampliando para adolescentes e crianças, discentes de escolas municipais, e para o público em geral da região do Barreiro. Trabalhamos, agora, na base, na prevenção à criminalidade. É essa também a função das Varas Infracionais", afirmou.

Not-1---Projeto-Corre-Legal---Tenis-de-Mesa.jpg
O início da nova modalidade esportiva marca a ampliação do Projeto Corre Legal do TJMG e, além de crianças e adolescentes de escolas públicas, estará disponpível para a população da região do Barreiro ( Crédito: Raquel Medeiros / TJMG )

A valorização da prevenção foi endossada pela promotora de Justiça da Promotoria de Justiça de Defesa das Crianças e dos Adolescentes do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) e coordenadora de Esporte, Cultura e Lazer do Fórum Socioeducativo, Ana Carolina Garcia Costa: "A importância do projeto é transformar a vida dos adolescentes por meio do esporte e principalmente na prevenção. Acreditamos que o esporte pode retirá-los de situações de vulnerabilidade/criminalidade, assim como evitar a entrada no Sistema Ssocioeducativo."

A coordenadora das Atividades Regionais de Educação da Secretaria Municipal de Educação de Belo Horizonte (Smed), Shirley Miranda, representou o secretário municipal de Educação, Bruno Barral, no evento de lançamento na EMPoeint. Ela ressaltou a importância da parceria: "A gente valoriza muito as parcerias. Sabemos que a educação, sozinha, não vai dar conta de todos os desafios da formação de nossas crianças e jovens. O esporte é um grande parceiro nosso porque desenvolve habilidades que proporcionam um melhor aprendizado, uma melhor convivência entre os pares."

Not-4---Projeto-Corre-Legal---Tenis-de-Mesa.jpeg
A juíza Andrea Mol destacou a perspectiva da prevenção, iniciada com a inserção dessa nova modalidade de esporte ( Crédito: Raquel Medeiros / TJMG )

O diretor da EMPoeint, Edimar Gomes, afirmou que a iniciativa possibilita um maior envolvimento com a comunidade. "Atendemos alunas e alunos do sexto ao nono ano. Somos pautados no entendimento integral do sujeito, temos Educação de Jovens e Adultos (EJA) de manhã, à tarde e à noite, e recebemos Escola Integrada no contraturno. O que mais impacta nessa parceria é ser mais uma possibilidade de jovens e comunidade se aproximarem da unidade escolar. Aqui, poderão praticar um esporte que promove a formação de diversos aspectos da pessoa", disse

O Sindicato das Indústrias do Mobiliário e de Artefatos de Madeira no Estado de Minas Gerais (Sindimov-MG) juntamente com Centro de Desenvolvimento Tecnológico da Madeira e do Mobiliário (Cedetem) Petrônio Machado Zica, do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), foram responsáveis pela execução e doação das mesas e de alguns materiais utilizados na prática do esporte. O presidente do Sindimov-MG, Maurício de Souza Lima, destacou o caráter educativo da parceria: "Poder participar desse projeto é uma alegria para nós porque propicia às crianças e adolescentes terem a oportunidade de aprender um esporte, amplia as perspectivas de futuro."

Além das 10 mesas oficiais, com espessura de 30 mm, está sendo disponibilizado, gratuitamente, todo o material necessário para a prática regular desse esporte, que é uma modalidade olímpica.

O Projeto Corre Legal também está com inscrições abertas para quem deseja praticar tênis de mesa. As aulas ocorrerão de segunda a sexta, de 16h30 às 21h, e, aos sábados, das 8h às 13h. O curso é gratuito e as vagas limitadas. As inscrições devem ser feitas por este link. Outras informações podem ser obtidas pelo e-mail projetocorrelegal@gmail.com

Diretoria Executiva de Comunicação – Dircom
TJMG – Unidade Fórum Lafayette

(31) 3330-2800
forumbh.imprensa@tjmg.jus.br
instagram.com/TJMGoficial/
facebook.com/TJMGoficial/
twitter.com/tjmgoficial
flickr.com/tjmg_oficial
tiktok.com/@tjmgoficial