Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais

Projeto "Construindo Igualdades" promove mais duas palestras

Atividades foram realizadas pela Comsiv segunda-feira (24/8), em Nova Lima, e quarta-feira (26/4), na capital


- Atualizado em Número de Visualizações:

A Coordenadoria da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar (Comsiv) realizou, nos dias 24/6 e 27/6, mais duas palestras do projeto Construindo Igualdades em canteiros de obras da Construtora Sudoeste, na Região Metropolitana de Belo Horizonte.

Not---Desa-Evangelina-Duarte-faz-palestra-do--projeto-Construindo-Igualdades.1.jpg
Desembargadora Evangelina Duarte fez palestra na manhã desta quarta-feira em canteiro de obras no bairro Anchieta, em BH (Crédito: Divulgação/TJMG)

O Construindo Igualdades, resultado de parceria entre a Comsiv e Serviço Social da Construção Civil (Seconci-MG), consiste na realização de palestras por especialistas para conscientizar os trabalhadores da construção civil sobre violência doméstica e familiar, para promover questionamentos pessoais e mudanças sociais.

Nesta quarta-feira (26/6), a superintendente da Comsiv, desembargadora Evangelina Castilho Duarte, ministrou palestra a cerca de 50 trabalhadores de um canteiro de obras da Construtora Sudoeste no bairro Anchieta, Centro-Sul de Belo Horizonte.

Ela falou, entre outros assuntos, sobre a Lei Maria da Penha e o abuso sexual, patrimonial, físico, psicológico e moral de mulheres. "Esses temas são de extrema importância para o efetivo combate à violência doméstica e familiar contra a mulher", disse. Após a palestra, o público assistiu à peça teatral “Quebre o Ciclo”, do grupo de teatro Todo Cultura, abordando, também, o ciclo da violência doméstica e a importância de toda a sociedade se envolver para alcançar a igualdade de gênero e a paz social.

"Nos canteiros de obras, sempre temos boa recepção e engajamento dos colaboradores, o que contribui para o sucesso da iniciativa. Em junho, já foram realizadas quatro palestras do “Construindo Igualdades”, em parceria com o Seconci-MG", acrescentou a desembargadora.

Not---Palestra-de-abertura-da-Sipat-Construtora-Sudoeste-Vale-do-Sereno-Nova-Lima3.jpg
O juiz Leonardo Guimarães Moreira falou a trabalhadores da construção civil, na segunda-feira (24/6), sobre o tema "Masculinidades"  (Crédito: Divulgação/TJMG)

Na segunda-feira (24/6), o juiz Leonardo Guimarães Moreira, da Comarca de Pedro Leopoldo, também fez palestra, no âmbito do projeto Construindo Igualdades, em um canteiro de obras da Construotora Sudoeste em Nova Lima, na Grande BH. A palestra, que marcou ainda a abertura da Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho (Sipat) da construtora, tratou do tema "Masculinidades".

O magistrado apresentou informações e orientações sobre prevenção, enfrentamento e acolhimento às vítimas de violência doméstica e mostrou exemplos do que é esse tipo de violência. Ele abordou ainda mitos e crenças que pertencem aos estereótipos de gênero, debatendo os efeitos e as possibilidades de transformação de várias formas de exercer a masculinidade.

Veja mais imagens da palestra desta quarta-feira no Flickr do TJMG.

Diretoria Executiva de Comunicação – Dircom
Tribunal de Justiça de Minas Gerais – TJMG
(31) 3306-3920
imprensa@tjmg.jus.br
instagram.com/TJMGoficial/
facebook.com/TJMGoficial/
twitter.com/tjmgoficial
flickr.com/tjmg_oficial