Pensando em adotar novas práticas de ressocialização do preso, de humanização do sistema prisional e diminuir a reincidência criminal, o Conselho da Comunidade de Contagem, a direção do Complexo Penitenciário Nelson Hungria e a direção do Centro de Remanejamento do Sistema Prisional de Contagem (Ceresp), com o apoio da Vara de Execuções Criminais (Vec) de Contagem, realizaram, em 15 de agosto, a primeira reunião do projeto “Além dos Muros”.
Essa iniciativa tem por objetivo conduzir presos condenados da Penitenciária Nelson Hungria, escolhidos pelos critérios de comportamento e aptidão, para darem seus testemunhos aos presos provisórios do Ceresp Contagem, a fim de desestimular a recorrência e a reincidência dos mais jovens na criminalidade.
Para o juiz da Vara de Execuções Criminais de Contagem, Wagner Cavalieri, esse primeiro encontro foi muito proveitoso e superou as expectativas. “Ficou bem evidente, para mim, nessa primeira reunião, que o projeto pode ser estendido a outras unidades prisionais do estado”, disse o magistrado.
O presidente do Conselho da Comunidade, pastor Divino, compartilhou da opinião do juiz Wagner Cavalieri, e atribuiu o bom resultado do encontro à clareza com que os presos integrantes do projeto conseguiram transmitir a mensagem aos presos provisórios. “Eles falam a mesma linguagem e exemplificam com suas próprias experiências o quão ruim é a permanência no mundo do crime”, comenta o pastor.
O diretor do Ceresp, Rodrigo Malaquias, também entendeu que o projeto poderá trazer ótimos frutos para a unidade prisional e tranquilidade aos presos, ao mostrar a eles outros caminhos a serem seguidos.
Assessoria de Comunicação Institucional - Ascom
Tribunal de Justiça de Minas Gerais - TJMG
(31) 3306-3920