A comunidade de Vazante (Noroeste de Minas) foi brindada, na manhã desta sexta-feira, 9 de março, com o lançamento do Conhecendo o Judiciário na comarca. O programa é uma iniciativa da Assessoria de Comunicação (Ascom) do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) que visa a aproximar a sociedade do Judiciário mineiro, desmistificando a imagem de uma Justiça distante e conservadora e criando canais efetivos de comunicação com a sociedade.

A ideia de introduzir o Conhecendo o Judiciário em Vazante partiu do juiz Miller Freire de Carvalho, diretor do foro da comarca. “Em meados de 2017, uma escola da zona rural solicitou a visita ao prédio do fórum. Os alunos estavam curiosos para conhecer a estrutura do edifício, que é novo, tendo sido inaugurado em agosto de 2016”, conta. De acordo com o magistrado, o fórum é referência na arquitetura da cidade, distinguindo-se na paisagem local por sua estrutura, organização e beleza. “É a única edificação que possui elevador”, observa.

A partir da visita informal desse grupo de alunos, o diretor do foro percebeu que havia ali uma oportunidade: aproveitar o interesse que a edificação despertava nos estudantes – outras escolas também manifestaram interesse em conhecer o prédio – para aproximar o Judiciário da comunidade. “Assim surgiu a necessidade de tornar essas visitas um projeto oficial. Conversamos com o secretário de educação e diretores de escolas, e houve um grande interesse, pois os alunos manifestaram também vontade de entender o que fazemos aqui”, contou o juiz, observando ainda que era comum as escolas solicitarem espaço no Salão do Júri, no antigo fórum, para simular julgamentos. “Isso agora acontecerá por meio do Conhecendo o Judiciário”, completa.

Um total de 18 escolas estaduais e municipais participará do Conhecendo o Judiciário em Vazante, e um cronograma das visitas será agora formatado. Da primeira edição, realizada nesta sexta-feira, participaram educadores, profissionais de imprensa e autoridades locais. Na programação, entre outras atividades, a exibição de vídeos sobre o Tribunal mineiro, sobre o Conhecendo o Judiciário e a palestra “Estrutura e Funcionamento do Poder Judiciário”, proferida pelo diretor do foro.
Duas frentes
A exemplo do que ocorre em outras comarcas, o programa em Vazante será realizado em duas frentes: visitas de alunos aos fóruns locais e também a ida do diretor do foro às escolas. “Iremos em dupla. Levarei informações sobre o que o Judiciário faz e sua importância na vida deles. Serei acompanhado da promotora pública, do comandante da Polícia Militar ou do delegado. Eles falarão com os adolescentes sobre uma situação comum na região, que é o estupro de vulnerável – muitos adolescentes iniciam a vida sexual antes dos 14 anos. Trabalhar esse tema foi um pedido das professoras”, revela.

Lançado em março de 1999, no Parque das Mangabeiras, em Belo Horizonte, o Conhecendo o Judiciário atende a milhares de pessoas por ano. Por meio do Centro de Relações Públicas e Cerimonial (Cerp), a Ascom do TJMG realizou, em 2017, em Belo Horizonte, 51 visitas orientadas ao Tribunal e ao Fórum Lafayette. O programa também recebeu 52 turmas de universitários e 9 grupos de idosos para palestras na instituição. Conheça a iniciativa.
Assessoria de Comunicação Institucional - Ascom
Tribunal de Justiça de Minas Gerais - TJMG
(31) 3306-3920
imprensa@tjmg.jus.br
facebook.com/TJMGoficial/
twitter.com/tjmgoficial
flickr.com/tjmg_oficial