Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais

Palestra em canteiro de obras abre 21ª Semana Justiça pela Paz em Casa

Evento reuniu cerca de 140 pessoas no ambiente de trabalho, nesta terça-feira (16/8)


- Atualizado em Número de Visualizações:

A prevenção à violência doméstica foi o tema da primeira palestra da 21ª edição da Semana Justiça pela Paz em Casa. O assunto, abordado nesta terça-feira (16/8) pela assistente social Gesiene Aparecida Cordeiro Reis, foi direcionado a aproximadamente 140 colaboradores da Conartes Engenharia e Edificação. 

PALESTRA SEMANA JUSTILA PELA PAZ EM CASA.jpg
Primeira palestra da 21ª edição da Semana Justiça pela Paz em Casa foi realizada para cerca de 140 pessoas (Crédito: Divulgação/Comsiv)

No projeto, que inclui palestras realizadas em canteiros de obra, assim como a feita nesta manhã, a Coordenadoria da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar (Comsiv) do Tribunal de Justiça de Minas Gerais apoia, mais uma vez, ações para conscientização quanto à discriminação e às múltiplas modalidades de agressão no lar, incentivando o combate às práticas. 

“Se você pensar nesses 140 homens, se eles levam esse aprendizado para dentro de casa, temos a possibilidade de ter 140 famílias protegidas por uma mudança de entendimento e abordagem”, contou Gesiene. 

A palestrante desta terça, que é mestre em promoção da saúde e prevenção da violência pela Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), considerou, ainda, que utilizou a roda de conversa para aprendizado durante o trabalho. 

“Isso consiste em colocar o público para participar do tema. Então ele se envolve e traz a experiência dele e, com isso, vamos fazendo a construção da conversa de acordo com o que cada um vai relatando. Então foi interessante porque eles trouxeram a vivência de casa e do trabalho”, avaliou, afirmando a importância da multiplicação do assunto para que um grande número de pessoas seja atingido. 

“Eles vão replicando a aprendizagem, que vai se multiplicando. Então replicam para os filhos, para as mulheres, e temos uma cadeia de um público que vai sendo atingido. E um homem falando para outro homem tem muito mais peso. Além disso, pela experiência que tenho, vejo que temos muito êxito quando abordamos o tema com o público masculino”, concluiu. 

Estratégias

Durante a palestra, que teve como tema a “Prevenção da Violência Doméstica e Intrafamiliar”, a assistente social também abordou estratégias de como manter o autocontrole, tendo o objetivo de evitar conflitos. 

“Isso pode ser em qualquer relação, mas nós focamos na mulher, que seria alguém que já perderia a disputa por conta do gênero. E leva para eles a necessidade de uma mudança no comportamento.

Campanhas

Segundo a superintendente da Comsiv, desembargadora Evangelina Castilho Duarte, a Semana Justiça pela Paz em Casa, que foi idealizada pela ministra Cármen Lúcia, quando presidente do Supremo Tribunal Federal e do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), inicialmente propunha o reforço nos julgamentos e na prolação de sentenças de casos de feminicídio, tentativas de homicídio e violência doméstica. Porém, outras iniciativas rapidamente foram associadas à mobilização, como palestras, visitas a instituições de ensino, eventos e debates, como forma de trazer o assunto à tona e qualificar o entendimento dos cidadãos a respeito.

A programação de palestras em canteiros de obra segue nesta quarta-feira (17/8), quando, às 7h30, a juíza Marixa Fabiane Lopes Rodrigues, da Vara Especializada em Crimes contra a Criança e o Adolescente da capital, a Construtora Sudoeste. A magistrada foi superintendente adjunta da Comsiv no biênio 2018-2020.

No dia seguinte, a coordenadora da Defensoria Especializada na Defesa dos Direitos da Mulher em Situação de Violência (Nudem-BH), defensora pública Maria Cecília Pinto e Oliveira, fala aos colaboradores da Construtora Caparaó, no intervalo de almoço. Na sexta-feira, o responsável pela palestra falará novamente à equipe da Construtora Sudoeste.

Diretoria de Comunicação Institucional – Dircom
Tribunal de Justiça de Minas Gerais – TJMG
(31) 3306-3920
imprensa@tjmg.jus.br
instagram.com/TJMGoficial/
facebook.com/TJMGoficial/
twitter.com/tjmgoficial
flickr.com/tjmg_oficial