Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais

Presidente se torna cidadão honorário de Elói Mendes

Desembargador Nelson Missias foi agraciado pela Câmara Municipal


- Atualizado em Número de Visualizações:
not2-cid-hono-eloi-mendes-10.12.19.jpg
Ao lado do vereador Maicon José Pereira, o presidente Nelson Missias de Morais agradeceu à comunidade de Elói Mendes a homenagem recebida

O presidente do Judiciário estadual mineiro, desembargador Nelson Missias de Morais, recebeu na noite desta terça (10/12), no Município de Elói Mendes, no Sul de Minas, o título de Cidadão Honorário. A solenidade ocorreu no Salão Nobre da Associação Comercial & CDL de Elói Mendes (Aciem/CDL).

A honraria foi iniciativa do vereador Júlio Maiolini. Assistiram à cerimônia diversos amigos e admiradores do presidente, além de autoridades locais. O presidente da Câmara Municipal, vereador Maicon José Pereira, entregou o título ao agraciado. À tarde, o presidente Nelson Missias apresentou o projeto do novo fórum de Elói Mendes à comunidade.

Em seu discurso, o presidente Nelson Missias agradeceu aos vereadores e à comunidade pela demonstração de respeito e apreço, que o fez sentir-se "um irmão de todos os presentes". Ele dedicou a homenagem ao conjunto de magistrados e servidores da comarca, que batalham diariamente para atender a população com eficiência, agilidade, cordialidade e competência.

“O título me honra enormemente, mas significa muito mais o reconhecimento do trabalho de todo o Tribunal do que propriamente meu mérito pessoal”, afirmou o magistrado, que também já foi contemplado com a cidadania de Açucena, Araguari, Belo Horizonte, Contagem, Diamantina, Ervália, Governador Valadares, Miraí, São Gotardo, Tarumirim e Varginha.

“Saibam também que, mais que o orgulho de ser cidadão eloiense, levo daqui, junto com o diploma, o exemplo e a força dos pioneiros irmãos Joaquim Elói Mendes, o Barão de Varginha, e João Pedro Mendes, que plantaram as bases do crescimento da cidade, já no final do século 19”, disse.

Segundo o presidente, os fundadores do município tinham visão de futuro, pois em 1909, antes mesmo da emancipação, há exatos 110 anos, dotaram a localidade de sua primeira Escola de Instrução Pública.

not-cid-hono-eloi-mendes-10.12.19.jpg
Várias autoridades prestigiaram a entrega do título de cidadania ao presidente do TJMG, desembargador Nelson Missias de Morais

“Não é por acaso, portanto, que a cidade experimentou tamanho progresso, em tempo relativamente curto, a ponto de se tornar uma das mais expressivas produtoras de café do País. Quem dera que todos os nossos governantes e demais homens públicos tivessem, como os irmãos Mendes, a sensibilidade de dar prioridade à educação”, argumentou.

“Essa acolhida me dá a liberdade de exortar os senhores para que se unam ao Poder Judiciário em defesa de um País cada vez mais justo, mais igualitário e com menor índice de desigualdade, que é o melhor, se não o único, caminho para atingirmos a desejada paz social”, finalizou.

Presenças

Bastante prestigiada, a solenidade contou com a presença do corregedor-geral de justiça, desembargador Saldanha da Fonseca; do superintendente adjunto administrativo do TJMG, desembargador Gilson Soares Lemes; dos desembargadores Marcos Lincoln dos Santos, Carlos Roberto de Faria, Maurício Pinto Ferreira, Octavio Boccalini, Domingos Coelho, Adriano de Mesquita Carneiro, Luís Carlos Balbino Gambogi, Amauri Pinto Ferreira, Alexandre Victor de Carvalho e Reynaldo Ximenes Carneiro; da juíza diretora do foro da comarca, Adriana Calado; e do prefeito de Elói Mendes, Paulo Roberto Belato Carvalho, entre outras autoridades.

 

Assessoria de Comunicação Institucional – Ascom
Tribunal de Justiça de Minas Gerais – TJMG
(31) 3306-3920
imprensa@tjmg.jus.br
facebook.com/TJMGoficial/
twitter.com/tjmgoficial
flickr.com/tjmg_oficial