Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais

Presidente reúne-se com juízes da Unidade Raja Gabaglia

Gilson Soares Lemes falou dos trabalhos em andamento desde o início de sua gestão


- Atualizado em Número de Visualizações:

 

noticia-gilson-visita-forum-raja-25.08.2020.jpg
Na mesa, grande parte da diretoria do TJMG e, no auditório, os juízes que atuam no Fórum da Raja: troca de informações

O presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), desembargador Gilson Soares Lemes, reuniu-se na tarde desta terça-feira (25/8) com  juízes que atuam no Fórum Cível e Fazendário – Unidade Raja Gabaglia.

Participaram também da reunião o 1º e 3º vice-presidentes do TJMG, desembargadores José Flávio de Almeida e Newton Teixeira Carvalho, respectivamente; o corregedor-geral de justiça, desembargador Agostinho Gomes de Azevedo; o superintendente de gestão predial, desembargador Octávio Augusto De Nigris Boccalini; o juiz diretor do foro da Comarca de Belo Horizonte, Christyano Lucas Generoso; e os juízes auxiliares da Presidência Cássio Azevedo Fontenelle e Rosimere das Graças Couto.

O presidente afirmou aos colegas que desde julho todos os dirigentes e suas equipes têm trabalhado para restabelecer o funcionamento gradual do Poder Judiciário, sempre com muita segurança para todos — magistrados, servidores, funcionários e usuários da Justiça.

Ele destacou que todos os atos normativos editados pela Justiça mineira têm como base as orientações técnicas da Gerência de Saúde do Trabalho (Gersat) e as informações da Secretaria de Estado de Saúde.

Projef

noticia-gilson-visita-forum-raja-foto-do-presidente-25.08.2020.jpg
O presidente Gilson Soares Lemes falou sobre o Projef e como as metas nele incluídas vão melhorar a prestação jurisdicional

O presidente falou também sobre o Programa Justiça Eficiente (Projef), lançado por sua gestão. O programa tem como objetivo assegurar a razoável duração do processo, implementando iniciativas que promovam a celeridade na tramitação.

Entre as ações previstas no Projef, o presidente citou a implantação do Processo Judicial eletrônico (PJe) criminal em todas as comarcas do estado, a virtualização de aproximadamente 3 milhões de processos físicos (cíveis e criminais), a realização de uma série de mutirões (júri, prolação de sentenças, baixas, etc.), a valorização da cultura da conciliação, com a instalação de Centros Judiciários de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejuscs) em todas as comarcas mineiras, entre outras ações.

Investimento em tecnologia

O presidente Gilson Lemes disse que tem dado grande apoio à Diretoria Executiva de Informática (Dirfor) para implementação de medidas que adaptem as rotinas de trabalho à nova realidade trazida pela pandemia de covid-19.

Ele disse que o Tribunal está se organizando para ter um sistema próprio de videoconferência e munir todas as comarcas do estado com equipamentos para realização de atos judiciais à distância. “Precisamos repensar os prédios do futuro. Muitas pessoas vão trabalhar de casa”, afirmou o magistrado.

Orçamento da Justiça

O orçamento da Justiça Estadual para 2021, aprovado por unanimidade hoje (25/8) pelo Órgão Especial do TJMG, também foi tema do encontro. O presidente explicou que a proposta orçamentária é bem parecida com a de 2020, mas com o acréscimo da inflação e valores destinados à contribuição patronal, que foi alterada por reformas. “Este orçamento vai possibilitar o pagamento de despesas, a realização de investimentos e o pagamento dos salários”, disse.

Portas abertas

noticia-gilson-visita-forum-raja-foto-corregedor-agostinho---25.08.2020.jpg
O corregedor-geral de justiça, Agostinho Gomes de Azevedo, disse que o órgão está de portas abertas para os juízes

O corregedor-geral de justiça e superintendente da Primeira Instância, desembargador Agostinho Gomes de Azevedo, afirmou que a Corregedoria está de portas abertas para os juízes. Ele destacou que a Casa Correicional tem como principal objetivo atuar na orientação, ajudando na administração da Justiça, “para que todos possam cumprir bem o seu papel”.

O 1º vice-presidente do TJMG, desembargador José Flávio de Almeida, também afirmou que a 1º Vice-Presidência está à disposição dos juízes. Ele comemorou a oportunidade de troca de ideias proporcionada pela reunião.

O 3º vice-presidente do TJMG e superintendente da Assessoria de Gestão da Inovação, desembargador Newton Teixeira Carvalho, destacou alguns projetos que estão sendo desenvolvidos em sua área, com foco na cultura da conciliação e levando em conta o contexto da pandemia. Nesse sentido, destacou a implantação de Cejuscs virtuais e do Cejusc Empresarial.

Após a fala dos dirigentes, os juízes participaram, fazendo perguntas e recebendo esclarecimentos da diretoria do TJMG.

 

Assessoria de Comunicação Institucional – Ascom
TJMG – Unidade Fórum Lafayette
(31) 99954-7148 (telefone de plantão)

ascomfor@tjmg.jus.br
facebook.com/TJMGoficial/
twitter.com/tjmgoficial
flickr.com/tjmg_oficial