Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais

Presidente recebe juízes da Comarca de Contagem

Magistrados reivindicaram reestruturação de varas


- Atualizado em Número de Visualizações:

 

reunião com várias pessoas em torno de uma mesa
O presidente Nelson Missias de Morais anunciou aos visitantes estudos para criação de uma nova vara e uma nova unidade do Juizado Especial em Contagem

O presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), desembargador Nelson Missias de Morais, recebeu nesta quinta-feira, 19 de dezembro, uma comitiva de juízes da comarca de Contagem. Eles vieram apresentar reivindicações para dar efetividade nos julgamentos de processos nas varas cíveis e juízes especiais da comarca.

A juíza da 4ª Vara Cível, Mônica Silveira Vieira, comentou que Contagem tem convivido com uma elevada distribuição de processos/mês para as atuais varas cíveis. “Ainda que haja esforços dos atuais magistrados titulares e o acervo esteja diminuindo, a criação de uma nova unidade iria contribuir para a melhoria da prestação jurisidicional, mais eficaz e eficiente”, disse.

Ouça o podcast com o áudio da juíza Mônica Silveira Vieira:

O presidente Nelson Missias de Morais propôs a realização de estudos para a criação de uma nova vara cível, sem elevação de gastos públicos, com o aproveitamento da estrutura física do fórum e remanejamento de servidores.

O juiz diretor do foro da comarca, Artur Bernardes Lopes, falou sobre uma questão afeta aos juizados especiais e as varas de fazenda pública e empresariais e que envolve a competência dessas varas judiciais.

O presidente Nelson Missias de Morais observou que, assim como acontece em Belo Horizonte, a competência plena dos juizados da fazenda acarreta em uma diminuição da distribuição para as varas de fazenda pública, daí a necessidade de rever a distribuição de competência.

Nesse sentido, o presidente solicitou um estudo para remanejamento de competência entre as varas de fazenda pública municipal e estadual, bem como o remanejamento de um cargo de juiz para o sistema de juizados especiais que hoje está sobrecarregado, com uma distribuição elevada.

Participaram da reunião, o juiz auxiliar da Presidência, Luiz Carlos Rezende e Santos, o presidente da Amagis, desembargador Alberto Diniz, o juiz da 1ª Vara da Fazenda Pública Municipal, Marcos Alberto Ferreira, a juíza Cristiane Soares de Brito, entre outros.

O presidente Nelson Missias de Morais anunciou estudos para criação de uma nova vara e uma nova unidade Juizado Especial em Contagem

 

Assessoria de Comunicação Institucional – Ascom
Tribunal de Justiça de Minas Gerais – TJMG
(31) 3306-3920
imprensa@tjmg.jus.br
facebook.com/TJMGoficial/
twitter.com/tjmgoficial
flickr.com/tjmg_oficial