O presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, desembargador José Arthur de Carvalho Pereira Filho, participou, nesta terça-feira (6/6), de uma reunião com o diretor executivo de Planejamento Orçamentário e Qualidade na Gestão Institucional (Deplag) do TJMG, João Victor Silveira Rezende, e um grupo de magistrados e servidores do TJMG. O objetivo do encontro foi a apresentação de um balanço dos resultados de projetos e iniciativas institucionais do tribunal que têm significativa repercussão na comunidade e compõem a Agenda Social do TJMG.

A Deplag realizou um levantamento da Agenda Social do TJMG para identificar sua abrangência na atual gestão. Os dados foram coletados nos últimos 10 meses, de julho de 2022 a maio de 2023. “Esta apresentação é como uma prestação de contas. Trouxemos resultados de projetos e ações institucionais que possuem grande impacto e reverberam na vida das pessoas. Catalogamos mais de 60 projetos em todo o tribunal e nos surpreendemos positivamente com essa dimensão”, disse o diretor João Victor Silveira Rezende.
“Recebemos uma junção dos diversos projetos de repercussão social realizados nesta gestão e, em pouco tempo, realizamos ações de extrema relevância. O Judiciário precisa ter um olhar mais panorâmico sobre a sociedade. Somos um Judiciário de acolhimento, que cuida do idoso, da criança, do adolescente, da mulher em violência doméstica etc. Esses projetos são de suma importância para mostrar à sociedade que estamos próximos e que realmente nos interessamos, realizando projetos fundamentais para toda comunidade”, afirmou o desembargador José Arthur Filho.
O relatório apresentou cada um dos projetos pesquisados, com informações sobre os magistrados responsáveis, objetivos, resultados e parcerias para suas realizações e também as perspectivas de 2023, além de destacar os que foram premiados ou indicados a premiações nacionais.
A Deplag apresentou dados sobre o Projeto Entrega Legal; Núcleo de Voluntariado do TJMG; Comitê PopRuas/Jus - Projeto Redhes; Projeto Renascer; Projeto Justiça Itinerante; Papre - Posto de Atendimento Pré-Processual; Paternidade para Todos; Conciliação em Domicílio; Projeto meu Lar; Projeto Inclusão Verde Mundo; Exames de DNA; Conhecendo o Judiciário; Memória do Judiciário (Mejud); Construindo Igualdades, projeto A.Dot, entre outras iniciativas.

Segundo João Victor Silveira Rezende, este trabalho respondeu a uma das diretrizes de gestão e compromissos para o biênio 2022/2024, que era “firmar novas cooperações entre o TJMG e a sociedade, no sentido de propiciar melhorias das condições de vida dos mineiros em situação de vulnerabilidade social, com o escopo de contribuir para a criação de uma sociedade mais justa, inclusiva e solidária”.
Participaram da reunião os juízes auxiliares da Presidência, Thiago Colnago Cabral e Marcela Novais; o juiz auxiliar da 3ª Vice-Presidência, Marcus Vinícius do Valle; o secretário de Governança e Gestão Estratégica, Guilherme Augusto Mendes do Valle; o diretor do Foro da Comarca de Belo Horizonte, juiz Sérgio Henrique Cordeiro Caldas Fernandes; a juíza auxiliar da Corregedoria Geral de Justiça Mariana de Lima Andrade; a juíza da Comarca de Ribeirão das Neves, Bárbara Isadora Santos Sebe Nardy, representando a desembargadora Márcia Maria Milanez; o diretor executivo de Comunicação, Sérgio Galdino; a gerente do Centro de Desenvolvimento e Acompanhamento de Projetos do TJMG (Ceproj), Priscila Pereira de Souza; o coordenador do Ceproj, Carlos Maurício Lazzarini e as assessoras técnicas da Assessoria Técnica e Jurídica ao Planejamento e à Gestão Institucional (Asplag), Camilla Maia e Dalila Saurine.
Diretoria Executiva de Comunicação – Dircom
Tribunal de Justiça de Minas Gerais – TJMG
(31) 3306-3920
imprensa@tjmg.jus.br
instagram.com/TJMGoficial/
facebook.com/TJMGoficial/
twitter.com/tjmgoficial
flickr.com/tjmg_oficial