Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais

Presidente Gilson Lemes instala nova vara em Coromandel

Solenidade contou com a presença do governador Romeu Zema


- Atualizado em Número de Visualizações:

 

Not-coromandel-Gilson-Lemes.jpgPresidente Gilson Soares Lemes instalou na comarca de Coromandel a 2ª Vara Cível, Criminal e da Infância e da Juventude

 

O presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), desembargador Gilson Soares Lemes, instalou na manhã desta sexta-feira,  18/12, a 2ª Vara Cível, Criminal e da Infância e da Juventude da Comarca de Coromandel, Triângulo Mineiro, a 490 km de Belo Horizonte. A solenidade contou com a presença do governador Romeu Zema.

Na primeira visita oficial à sua cidade natal, desde sua posse no comando do Judiciário mineiro, o desembargador Gilson Lemes disse que estava emocionado em retornar, agora como presidente do TJMG, a Coromandel onde viveu até a adolescência. Ele foi recebido pela diretora do foro, juíza Fernanda Mendonça Silva Terra, no Fórum José Ribeiro Pena. 

Também participaram da solenidade o 3º vice-presidente, desembargador Newton Teixeira Carvalho; o corregedor-geral de Justiça, Agostinho Gomes de Azevedo; o superintendente Adjunto Administrativo do TJMG, desembargador José Arthur de Carvalho Filho; o procurador geral de Justiça adjunto institucional de Minas Gerais, Carlos André Mariani Bittencourt; o defensor Público Geral de Minas Gerais, Gério do Patrocínio Soares; o diretor da Escola Judicial Militar do Estado, desembargador coronel James Ferreira Santos; a deputada federal Greyce de Queiroz Elias; a prefeita de Coromandel Dione Maria Peres; o deputado estadual Luiz Roberto Carneiro, que representou o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Agostinho Patrus; e o vereador e prefeito eleito de Coromandel, Fernando Breno Valadares Vieira. 

 

Not-coromandel-assinatura.jpgPresidente Gilson Lemes assina, na mesa de honra, termo de instalação da 2ª vara da comarca

 

A solenidade contou ainda com as presenças do chefe do gabinete do presidente Gilson Lemes, Alexandre Ramos; o advogado-geral do Estado, Sérgio Pessoa de Paula Castro; o deputado estadual Leonídio Correia; os juízes auxiliares da presidência do TJMG, Cássio de Azevedo Fontenelle e Delvan Barcelos; o secretário  especial da presidência, Guilherme Augusto Mendes do Valle e o assessor jurídico Maurício de Jesus Souza. Participou também o irmão do presidente do TJMG, Gelson Soares.  

Benção

O início da cerimônia foi marcado pela benção das novas instalações da 2ª Vara Cível, Criminal e da Infância e da Juventude, pelo padre Sebastião dos Reis, da Paróquia Santana. 

O presidente descerrou a placa alusiva à instalação da 2ª Vara Cível, Criminal e da Infância e da Juventude, ao lado do governador Romeu Zema e da diretora do foro de Coromandel. Em seguida assinou a ata de criação da nova vara. 

Homenagens

 

Not-coromandel-pin-30-anos-servidor.jpgServidor Marcelo Dias Ferreira recebeu o pin comemorativo do "Servidor 30 anos"

 

O presidente Gilson Soares Lemes entregou o pin comemorativo do “Servidor 30 anos”, a Marcelo Dias Ferreira pela dedicação à prestação jurisdicional na comarca de Coromandel. 

Em seguida o presidente do TJMG foi homenageado com a Moção de Aplausos da Câmara Municipal de Coromandel entregue pelo vereador Fernando Valadares, que representou presidente da Câmara vereador Dário Machado da Rocha.

O desembargador Gilson Lemes também foi homenageado pela diretora do foro juíza Fernanda Mendonça Silva Terra e pela prefeita Dione Maria Peres com placas de agradecimento. “É uma grande honra para a nossa Coromandel ter um filho da terra no cargo de presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais. Você, presidente Gilson, nos orgulha muito e desejamos muito sucesso à sua gestão”, disse a prefeita. 

Emoção

“É inevitável que muitas memórias me invadam neste momento, pois foi aqui que nasci na década de 1960 em uma família amorosa, que me deu sólidos valores e todo o apoio para que eu seguisse um ofício honroso e nele pudesse  me autorrealizar e, ao mesmo tempo, contribuir para com a sociedade”,  afirmou o presidente no início de seu discurso.

O presidente se recordou da infância e de quando deixou a cidade natal em busca de estudo e trabalho, passando por Uberlândia e por várias cidades, até chegar à Belo Horizonte, onde se fixou. “E quando menino, jamais imaginei retornar aqui como presidente do TJMG e muito menos ter a honra e a alegria de instalar mais uma vara nesta comarca, tornando-a de Segunda Entrância e contribuindo, de maneira efetiva, para oferecer uma melhor prestação jurisdicional a esta gente, por quem tenho profundo afeto”.

Emocionado, o presidente se lembrou da infância e adolescência em Coromandel, quando ele e os irmãos ajudavam a mãe, Helena, e o pai, seu Joaquim, no Supermercado Cachoeira, pequeno comércio fonte de sustento da família.

O chefe da corte fez um breve histórico de sua cidade natal, que completará 100 anos de emancipação em 2023. Antes, era um distrito de Patrocínio, também no Triângulo Mineiro. A comarca da cidade surgiu 25 anos depois, no ano de 1948.

O presidente Gilson Lemes ressaltou a tradição de Coromandel como cidade garimpeira, de onde saíram os maiores diamantes já encontrados no País. “Dos 20 maiores diamantes brasileiros, 15 vieram daqui. Entre eles, o maior diamante em estado bruto já encontrado no País. Batizado de “Presidente Vargas”, ele foi extraído em 1938 do nosso Rio Santo Antônio do Bonito”, detalhou o presidente.

Goiá

O desembargador também se lembrou de outros “diamantes” que brotaram de Coromandel, destacando o compositor Gérson Coutinho da Silva, o Goiá, que compôs mais de 600 canções, que se incorporaram ao cancioneiro brasileiro pela voz de inúmeros cantores sertanejos.

Entre elas, o presidente citou a música "Saudade de Minha Terra”, também conhecida como “Adeus Paulistinha", e imortalizada na voz de duplas como Chitãozinho e Xororó. “Em um dos trechos, o poeta explicita seu amor pelas terras onde nasceu: De que me adianta viver na cidade/ se a felicidade não me acompanhar/ Adeus paulistinha do meu coração/ Lá pro meu sertão eu quero voltar/ Ver na madrugada, quando a passarada/ Fazendo alvorada, começa a cantar. E nos versos finais: A lua prateada clareando a estrada/ A relva molhada desde o anoitecer/ Eu preciso ir pra ver tudo ali/ Foi lá que nasci, lá quero morrer...”, recitou o presidente. 

 

not-coromandel-homenagem-GL-prefeita-Dione.jpgChefe do Juidiciário mineiro Gilson Lemes recebe homenagem da prefeita da cidade Dione Maria Peres

 

Prestação jurisdicional

O presidente Gilson Lemes destacou o rápido crescimento da cidade que hoje abriga mais de 30 mil habitantes. A expansão demográfica fez com que o número de processos chegassem ao patamar de 13 mil, inviáveis para tramitarem somente em uma única vara. 

“O Poder Judiciário, a quem cabe a nobre missão de distribuir Justiça, tem a responsabilidade de, com os recursos possíveis, e mesmo num cenário de dificuldades financeiras, estabelecer, com responsabilidade, ações que possam contribuir para modernizar e racionalizar os trabalhos. É o que buscamos fazer aqui: entregar ao cidadão coromandelense uma prestação jurisdicional mais célere e eficaz”, explicou o presidente.

O presidente agradeceu o corregedor-geral de justiça, desembargador Agostinho Gomes de Azevedo, pelo excepcional trabalho realizado em prol do Judiciário mineiro; à diretora do foro de Coromandel, juíza Fernanda Mendonça Silva Terra, e todos os servidores e colaboradores da comarca. 

Projef

O presidente Gilson Lemes também citou o Programa Justiça Eficiente (Projef), que prevê 15 ações estratégicas para aperfeiçoar a prestação jurisdicional ao povo mineiro. “As ações estratégicas do Projef norteiam os trabalhos da Alta Administração do TJMG, para que possamos cumprir os desafios estabelecidos em nosso Planejamento Estratégico. A elas devem se somar outras medidas que contribuam para a consecução dos macrodesafios estabelecidos pelo Conselho Nacional de Justiça”. 

Orgulho

Ao final do discurso o presidente reafirmou o orgulho de ser filho de Coromandel. “Esta solenidade me emociona pois tenho orgulho de ser filho desta terra. Orgulho dos cascalhos de onde brotaram diamantes, dos rios que banham estas terras, da fauna e da flora, da cultura local e especialmente dos incontáveis personagens anônimos, homens e mulheres, como os meus pais, que ajudaram a construir esta cidade. E foram milhares, desde que aqui era apenas o pequeno arraial do Brejo”. 

Ele enfatizou: “Hoje é a nossa grande Coromandel, cidade que amamos e onde queremos viver, envelhecer e morrer. Como diria o grande Goiá: É quase um mistério da vida da gente, a luta da mente é quase que vã. Aquilo que hoje se vê naufragada talvez será nada em nosso amanhã. E a saudade da minha terra está em minh’alma e em todo o meu ser. No palco da vida que eu vou trabalhando. Mas quando sentir a cortina fechando é na minha terra que eu quero morrer”, encerrou o presidente, arrancando calorosos aplausos dos presentes. 

Servidores

 

Not-coromandel-conversa-servidores.jpgPresidente Gilson Lemes aproveitou a oportunidade para conversar com os servidores e tirar dúvidas sobre a atual administração. Ele estava acompanhado do corregedor geral de Justiça, Agostinho Gomes de Azevedo, do 3º vice-presidente do TJMG, Newton Teixeira de Carvalho,  do chefe de gabinete, Alexandre Ramos, e do secretário especial da Presidência, Guilherme do Valle

 

Após a solenidade, o presidente se reuniu com os servidores da comarca de Coromandel, ao lado do corregedor geral de Justiça, Agostinho Gomes de Azevedo, do 3º vice-presidente do TJMG, Newton Teixeira de Carvalho, e com o chefe de gabinete, Alexandre Ramos. Vamos prover as comarcas com aparatos tecnológicos necessários para o funcionamento dos processos eletrônicos”, disse o presidente.  

O 3º vice-presidente, desembargador Newton Teixeira Carvalho, falou sobre o trabalho da sua diretoria, que atua com a conciliação e com a meta de instalar Centros Judiciários de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejuscs) em todas as comarcas de Minas Gerais. “Mas não pensamos apenas na quantidade, mas também na qualidade do atendimento”, garantiu o desembargador Newton Teixeira Carvalho. 

O corregedor-geral de Justiça, desembargador Agostinho Gomes de Azevedo, disse a Corregedoria tem a função de orientar e de fiscalizar, mas sempre em busca de parceria em prol do judiciário e de uma justiça mais célere.  

Celeridade

 

Not-coromandel-zema.jpgO governador Romeu Zema participou da solenidade e elogiou a iniciativa por trazer mais celeridade ao Judiciário local

 

O governador Romeu Zema disse que essa era a primeira vez que visitava a cidade como chefe do Poder Executivo do Estado. “Estou aqui em um momento especial, com a criação da 2ª Vara que vai dar celeridade nos processos. É bom salientar que o Tribunal de Justiça tem investido na digitalização e na automação para que a justiça em Minas Gerais seja mais célere e mais justa”, frisou o governador. 

A diretora do foro de Coromandel, juíza Fernanda Terra, agradeceu o presidente Gilson Lemes pelo olhar atento que sempre teve com a sua cidade natal. “Ele sempre ajudou a comarca com recursos humanos e físicos e, agora, a nova vara, que chega em boa hora, trará impacto na prestação jurisdicional”, disse. 

A atual Vara Única de Coromandel, a partir de hoje, passa a ter a denominação de 1ª Vara Cível, Criminal e de Execuções Penais. As ações cíveis e criminais serão distribuídas equitativamente entre as duas varas, que ganham especializações, o que trará mais qualificação aos trabalhos. A 1ª Vara recebe os processos e as ações de execução penal. A 2ª Vara recebe os feitos relativos à infância e à juventude.

Fazem parte da comarca os municípios de Coromandel e de Abadia dos Dourados, além dos distritos de Alegre, Lagamar dos Coqueiros, Mateiro, Pântano de Santa Cruz e Santa Rosa dos Dourados.

 

Assessoria de Comunicação Institucional – Ascom
Tribunal de Justiça de Minas Gerais – TJMG
(31) 3306-3920
imprensa@tjmg.jus.br
facebook.com/TJMGoficial/
twitter.com/tjmgoficial
flickr.com/tjmg_oficial