Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais

Presidente do TJMG visita novas instalações do Gaade

Setor dá apoio a magistrados da ativa, a aposentados e a pensionistas


- Atualizado em Número de Visualizações:

O presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, desembargador José Arthur de Carvalho Pereira Filho, visitou, nesta segunda-feira (18/9), o Gabinete de Apoio Administrativo aos Desembargadores (Gaade). A visita do presidente marcou a reinauguração do setor, que está em novas instalações. O Gaade, que auxilia os magistrados em demandas diversas, passou a ser gerido, a partir deste mês, pelo desembargador Geraldo Augusto, que se aposentou no mês passado. 

Uma breve cerimônia foi realizada e, na sequência, os presentes foram convidados a conhecer o novo espaço. O evento foi prestigiado por magistrados, entre os quais os ex-presidentes Fernandes Filho, Herculano Rodrigues e Geraldo Augusto.

Not---Inauguracao-do-GaaD---4--.jpg
O presidente José Arthur de Carvalho Pereira Filho destacou o importante papel desempenhado pelo Gabinete de Apoio (Crédito: Riva Moreira/TJMG)

“Ressalto o importante papel que o Gaade tem desempenhado, em apoio aos magistrados de 2ª Instância nas sessões de julgamento, na prestação de serviços operacionais, na triagem de correspondência, na divulgação e na busca de informações sensíveis ou relacionadas à vida funcional e no incentivo a atividades beneficentes promovidas ou apoiadas pelo TJMG”, afirmou o presidente durante a visita.

O desembargador ressaltou ainda a atuação do Gaade no apoio aos magistrados aposentados e aos pensionistas. “Há determinadas situações que prescindem do contato humano, de uma conversa presencial, personalizada e acolhedora. Assim, esse público, que não se encontra no dia a dia da nossa instituição, receberá do Gaade atenção especial, quando necessário, para que tenha mais tranquilidade nesse momento da vida. Muitas vezes, após a aposentadoria, o desembargador fica um pouco desconectado do Tribunal, com dificuldade de acesso até a questões administrativas mais simples. Assim, o trabalho do Gaade vai facilitar a resolução desses casos.”

Not---Inauguracao-do-GaaD---7--.jpg
O ex-presidente Geraldo Augusto fará a coordenação do trabalho do Gaade (Crédito: Riva Moreira/TJMG)

O presidente afirmou ainda que a expectativa é que o envolvimento do desembargador Geraldo Augusto, que também foi presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MG), 1º vice-presidente e presidente do TJMG entre os anos 2016 e 2018, bem como superintendente administrativo adjunto na atual gestão, qualifique ainda mais a relação do TJMG com os desembargadores da ativa, os magistrados aposentados e os pensionistas.

Em sua fala aos colegas, o desembargador Geraldo Augusto destacou que o Gaade é um espaço de acolhimento. “Agradeço pela colaboração e incentivo do presidente José Arthur de Carvalho Pereira Filho. Lembro que temos duas inspirações para o atual trabalho do Gaade, que são a gestão do ex-presidente, desembargador José Arthur de Carvalho Pereira, e o trabalho da servidora aposentada Consuelo Ghedini, que esteve à frente do Gaade por muitos anos”, disse.

Not---Inauguracao-do-GaaD---6--.jpg
O presidente José Arthur Filho conheceu a nova sala acompanhado do ex-presidente Geraldo Augusto e da servidora Beth Vaz de Mello Curi (Crédito: Riva Moreira/TJMG)

O ex-presidente Geraldo Augusto afirmou que o Gaade terá um canal direto com a Diretoria Executiva de Administração de Recursos Humanos (Dearhu) e com a Coordenação de Processamento de Pagamentos de Magistrados (Copam) para que algumas questões possam ser solucionadas rapidamente. O Gabinete também manterá a interlocução com Presidência do TJMG.

Not---Inauguracao-do-GaaD---5--.jpg
A visita às novas instalações foi precedida de uma breve cerimônia (Crédito: Riva Moreira/TJMG)

“O trabalho está sendo expandido. Os magistrados poderão recorrer ao Gaade, onde os funcionários estão aptos a fazer o acolhimento pessoal, solicitar certidões, fazer requerimentos e auxiliar nas questões administrativas. Para quem se aposenta, isso é muito importante porque, sem gabinete, assessores e computadores, muitos têm dificuldade até para acessar os sistemas de que precisam”, descreveu o desembargador Geraldo Augusto.

Not---Inauguracao-do-GaaD---11--.jpg
Cerimônia foi prestigiada por diversos magistrados (Crédito: Riva Moreira/TJMG)

O ex-presidente afirmou que a ideia, a partir de agora, é que alguns desembargadores aposentados possam ficar no Gaade algumas horas, durante o dia, para auxiliar nos atendimentos aos colegas.

O Gaade funciona na sala 7, no térreo do edifício-sede, na capital.

Diretoria de Comunicação Institucional – Dircom
Tribunal de Justiça de Minas Gerais – TJMG
(31) 3306-3920
imprensa@tjmg.jus.br
instagram.com/TJMGoficial/
facebook.com/TJMGoficial/
twitter.com/tjmgoficial
flickr.com/tjmg_oficial