Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais

Presidente do TJMG se reúne com magistrados e servidores de Diamantina

Ele falou sobre os principais projetos da gestão 2024-2026


- Atualizado em Número de Visualizações:

O presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, desembargador Luiz Carlos Corrêa Junior, reuniu-se, nesta quinta-feira (12/9), com magistrados, servidores e colaboradores da Comarca de Diamantina, onde foi recebido pela diretora do foro, juíza Caroline Rodrigues de Queiroz. O encontro, no Fórum Joaquim Felício, ocorreu após a solenidade de entrega da Medalha Juscelino Kubitschek, realizada na cidade.

Not---Pr-se-reune-com-servidores-no-forum-Diamantina._3.jpg
O presidente do TJMG e comitiva se reuniram com magistrados e servidores do Fórum de Diamantina para tratar de projetos e metas da gestâo 2024-2026  (Crédito: Riva Moreira/TJMG)

Durante o encontro, o presidente estava acompanhado do corregedor-geral de Justiça de Minas Gerais, desembargador Estevão Lucchesi de Carvalho, do superintendente administrativo adjunto, desembargador Vicente de Oliveira Silva; da superintendente de Comunicação Institucional do TJMG, desembargadora Eveline Mendonça Félix Gonçalves; do superintendente de Tecnologia da Informação, desembargador André Leite Praça; do superintendente de Orçamento e Finanças, desembargador André Amorim Siqueira; da superintendente da Coordenadoria da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar (Comsiv), desembargadora Evangelina Castilho Duarte; do desembargador Armando Freire; da juíza auxiliar da Corregedoria-Geral de Justiça para a Região 6, que abrange Diamantina, Marixa Rodrigues; do juiz auxiliar da Presidência, Thiago Colnago Cabral; e do secretário-geral da Presidência, Guilherme Mendes do Valle.

“Quando soubemos que estaríamos na Comarca de Diamantina para o recebimento das Medalhas JK, fizemos questão de estar presentes com magistrados e servidores, que representam a porta de entrada do Poder Judiciário. Nossa gestão está diretamente preocupada com todos vocês”, afirmou o presidente Corrêa Junior, que por quase uma hora discorreu sobre os principais projetos da gestão 2024-2026.

Not---Pr-se-reune-com-servidores-no-forum-Diamantina._4.jpg
A desembargadora Eveline Félix, o desembargador Armando Freire, a desembargadora Evangelina Duarte, o desembargador Estevão Lucchesi, o presidente do TJMG, desembargador Corrêa Junior, a diretora do Foro, juíza Caroline Rodrigues de Queiroz, e o desembargador Vicente de Oliveira Silva (Crédito: Riva Moreira/TJMG)

Ele deu ênfase à migração do PJe para o sistema eproc, que deve ser implantado no Judiciário estadual a partir de 14 de outubro. “O eproc é um sistema moderno, robusto e será fundamental para melhorar as condições de trabalho para magistrados, servidores e advogados, o que resultará em uma melhor prestação jurisdicional”, disse o presidente, que também tratou de pautas que tem debatido com os sindicatos dos servidores.

O corregedor-geral de Justiça, desembargador Estevão Lucchesi de Carvalho, que já foi juiz na Comarca de Diamantina, falou sobre os vários projetos da Corregedoria em andamento, como Execução Eficiente, Fóruns Digitais, Central de Pesquisa Patrimonial, Centrais de Processamento Eletrônico, Centrais de Triagem, entre outros.

“A Corregedoria, muitas vezes, é vista como um órgão punitivo. Na verdade, somos parceiros de todos, em prol de uma justiça mais eficiente”, garantiu o corregedor-geral.

A superintendente de Comunicação Institucional, desembargadora Eveline Mendonça Félix Gonçalves, expressou sua alegria em retornar à Comarca, onde também atuou como juíza. “Muito obrigada pela recepção e pela oportunidade de voltar a esta Comarca que faz parte da minha formação”, disse a magistrada.

Not---Pr-se-reune-com-servidores-no-forum-Diamantina._6.jpg
A desembargadora Eveline Mendonça Félix Gonçalves, que, assim como o corregedor-geral, desembargador Estevão Lucchesi, foi juíza em Diamantina, também conversou com os magistrados e servidores da comarca (Crédito: Riva Moreira/TJMG )

Além do corregedor Estevão Lucchesi e da desembargadora Eveline, atuaram como juízes em Diamantina os desembargadores Vicente de Oliveira Silva e Armando Freire. 

A superintendente da Comsiv, desembargadora Evangelina Castilho Duarte, tratou da importância da luta contra a violência que atinge as mulheres no país. “Peço a ajuda de todos vocês para efetuarmos a defesa das mulheres em Diamantina e região”, disse.

A diretora do foro de Diamantina, juíza Caroline Rodrigues de Queiroz, disse que a conversa com o presidente e os demais integrantes da comitiva foi uma ótima oportunidade para ouvir os projetos da atual gestão, além de apresentar algumas reivindicações, como a instalação de uma nova vara, em função do grande volume processual.

“A Comarca possui várias cidades e nos últimos anos as demandas aumentaram de forma considerável.  O presidente nos ouviu atentamente o que para nós, magistrados e servidores, foi muito positivo”, frisou.

A Comarca

A Comarca de Diamantina é formada também pelas cidades de Couto de Magalhães de Minas, Datas, Felício dos Santos, Gouvea, Monjolos, Presidente Kubitschek, São Gonçalo do Rio Preto e Senador Modestino Gonçalves. Também integram a comarca os distritos de Conselheiro Mata, Desembargador Otoni, Extração, Guinda, Inhaí, Mendanha, Planalto de Minas, São João da Chapada, Senador Mourão, Sopa e Rodeador.

Possui duas varas, a 1ª Vara Cível Criminal e de Execuções Penais, cujo titular é a juíza Letícia Machado Vilhena Dias; a 2ª Vara Cível Criminal e da Infância e da Juventude, sob o comando do juiz Bruno Dias Junqueira Pereira; e a Unidade Jurisdicional do Juizado Especial, que tem à frente a diretora do foro, juíza Caroline Rodrigues de Queiroz.

Veja o álbum com mais fotos da visita.

Diretoria Executiva de Comunicação – Dircom
Tribunal de Justiça de Minas Gerais – TJMG
(31) 3306-3920
imprensa@tjmg.jus.br
instagram.com/TJMGoficial/
facebook.com/TJMGoficial/
twitter.com/tjmgoficial
flickr.com/tjmg_oficial
tiktok.com/@tjmgoficial