O presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, desembargador José Arthur de Carvalho Pereira Filho, se reuniu, nesta quarta-feira (31/8), com o juiz titular da 2ª Vara Cível, Criminal e da Infância e da Juventude da Comarca de Araçuaí, Jorge Arbex Bueno. O juiz apresentou projeto idealizado por ele na cidade do Vale do Jequitinhonha, no início de 2021, e denominado Restaurar: Programa Multidimensional de Atendimento na Violência Doméstica. A iniciativa prevê atendimentos aos suspeitos de agressões e às vítimas, com o objetivo inicial de combater o crime.

Desde a implementação, a medida foi responsável pela realização de mais de 120 atendimentos de homens condenados por sentenças de violência doméstica e que, de acordo com o juiz da Comarca de Araçuaí, passaram a ser orientados para “mudar a visão do mundo”.
“Hoje, os agressores têm atendimento individual, com acompanhamento junto à rede por intermédio de um psicólogo, além de atendimentos em grupo. Depois, eles se reúnem com autoridades e recebem um diploma de que foram inseridos no Restaurar”, disse o magistrado, que espera apoio do TJMG possa alavancar o projeto e levá-lo para todo o estado.
“Em um ano e seis meses, ainda não constatamos nenhuma reincidência de todos aqueles que se formaram no projeto. Então, hoje, estou aqui para a segunda reunião com o presidente, na qual começamos a trabalhar o nível institucional do programa para atender mulheres e homens, buscando mudar a realidade em Minas Gerais como um todo”, concluiu.
O projeto abrange a sede da Comarca de Araçuaí e os demais municípios que a integram: Coronel Murta, Itinga, Padre Paraíso, Ponto dos Volantes e Virgem da Lapa.
Também estiveram presentes na reunião o superintendente administrativo adjunto do TJMG, desembargador Geraldo Augusto de Almeida; o corregedor-geral de justiça do Estado de Minas Gerais, desembargador Luiz Carlos de Azevedo Corrêa Júnior; e a assessora técnica especializada da presidência, que faz parte do Núcleo de Apoio Técnico Jurídico, Tatiana Martins da Costa Camarão.

A superintendente da Comsiv, desembargadora Evangelina Castilho Duarte, também foi apresentada ao programa pelo juiz Jorge Arbex Bueno (Crédito: Juarez Rodrigues/TJMG)
O programa também foi apresentado pelo juiz à superintendente da Coordenadoria da Mulher em Situação de Violência Doméstica (Comsiv), do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, desembargadora Evangelina Castilho Duarte.
Diretoria de Comunicação Institucional – Dircom
Tribunal de Justiça de Minas Gerais – TJMG
(31) 3306-3920
imprensa@tjmg.jus.br
instagram.com/TJMGoficial/
facebook.com/TJMGoficial/
twitter.com/tjmgoficial
flickr.com/tjmg_oficial