O presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), desembargador Herbert Carneiro, participou na noite de hoje de solenidade de conclusão do Curso de Formação de Oficiais (CFO) da Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG) na condição de paraninfo da Turma de Aspirantes 2016. A cerimônia foi realizada no pátio da Academia de Polícia Militar (APM), no Bairro Prado Formatura de 175 cadetes foi na última sexta-feira, 25 de novembro.
A turma, composta de 175 cadetes de diversas regiões do Brasil, iniciou suas atividades em fevereiro de 2015. Concluído o período acadêmico, os aspirantes a oficiais serão classificados em regiões operacionais e distribuídos nas unidades da PMMG do Estado.
O presidente Herbert Carneiro se disse “imensamente honrado” pelo convite, “uma verdadeira e ilustre distinção”. O magistrado destacou que, embora conquistas sejam motivo de alegria, e essa, sem particular, é um benefício para toda a coletividade, aquilo que ainda não foi alcançado deve motivar o ser humano a se aprimorar, crescer e evoluir; trabalhar e contribuir para um mundo melhor.
“O serviço que vocês prestarão é cuidar desse lugar comum a todos e onde todos vivem e convivem, a sociedade em seu cotidiano. Não é uma tarefa simples, mas de extrema complexidade. Daí a enorme importância da preparação adequada, do extenso e difícil caminho percorrido até aqui. Esta trajetória continuará no trabalho diário e no enfrentamento dos desafios que surgirão”, afirmou.
O desembargador declarou que a segurança é um anseio humano, pois uma sociedade segura não tem medo e pauta-se no bem-estar e na paz social. Segundo o presidente, o papel da Polícia Militar, contemporaneamente, mostra-se imprescindível, sendo fundamental que a corporação conte com pessoas de alta qualificação.
No CFO, um curso profissionalizante de segurança pública é sucedido por uma especialização em Gestão Operacional de Segurança Pública reconhecida pelo Conselho Estadual de Educação. A finalidade da capacitação, que tem duração de dois anos, é qualificar os futuros comandantes da Polícia Militar de Minas Gerais.
O curso se dá em tempo integral, com regime de dedicação exclusiva e atividades escolares noturnas, inclusive aos sábados, domingos e feriados. A grade curricular anual é formada por 35 disciplinas e abrange as áreas jurídica, de administração e gerência, linguagem, informação e pesquisa, e conhecimentos técnicos de defesa pública, polícia ostensiva e missão policial militar.
Assessoria de Comunicação Institucional - Ascom
Tribunal de Justiça de Minas Gerais - TJMG
(31) 3306-3920
imprensa@tjmg.jus.br
facebook.com/TJMGoficial/
twitter.com/tjmgoficial
flickr.com/tjmg_oficial