Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais

Presidente do TJMG e corregedor visitam obras de revitalização do Fórum Lafayette

Intervenções na maior edificação de 1ª instância devem ser concluídos em 2026


- Atualizado em Número de Visualizações:

O presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, desembargador Luiz Carlos Corrêa Junior, visitou, nesta segunda-feira (14/10), as obras de reforma e revitalização do Fórum Lafayette, da Comarca de Belo Horizonte. Os trabalhos na maior edificação de 1ª instância de Minas Gerais foram iniciados em julho de 2023 e devem ser concluídos em janeiro de 2026.

A visita foi acompanhada pelo corregedor-geral de Justiça de Minas Gerais, desembargador Estevão Lucchesi de Carvalho; pelo superintendente administrativo adjunto, desembargador Vicente de Oliveira Silva; pelo superintendente de Obras e Gestão Predial, desembargador Ronaldo Claret de Moraes; pelo juiz auxiliar da Presidência e coordenador da Diretoria Executiva de Engenharia e Gestão Predial (Dengep), Luís Fernando de Oliveira Benfatti; e pelo juiz diretor do Foro da Comarca de Belo Horizonte, Sérgio Henrique Fernandes.

Not-Visita-obras-Forum-Lafayette1.jpg
As obras de revitalização do Fòrum Lafayette visam melhor funcionalidade, sustentabilidade, acessibilidade, adequações técnicas e segurança para a maior edificação da Justiça de 1ª Instância no Estado ( Crédito: Cecília Pederzoli / TJMG )

Inaugurado em 1980, o prédio do Fórum Lafayette, localizado no Bairro Barro Preto, região Centro-Sul da Capital, tem 12.960 m², sendo 4,3 mil m² de área construída. Com a revitalização, o espaço terá novo layout para as Varas, celas, salões dos Tribunais do Júri, instalações hidráulicas, iluminação em LED, substituição completa de pisos e forros, novas instalações elétricas e de telecomunicações e novo sistema de ar-condicionado central.

A reforma também prevê a revitalização da fachada, gradil, passeios, melhoria do espaço de convivência no pátio central do prédio e na galeria de arte; novo acesso de réus encarcerados; instalação de nova guarita; novas saídas de emergência; controle de acesso setorizado e acréscimo de pontos de circuito fechado de TV.

As obras visam melhor funcionalidade, sustentabilidade, acessibilidade, adequações técnicas e segurança para o Fórum de BH.

Not-Visita-obras-Forum-Lafayette.jpg
O presidente do TJMG, desembargador Luiz Carlos Corrêa Junior (dir.), ressaltou a importância das obras na melhoria da prestação jurisdicional ( Crédito: Cecília Pederzoli / TJMG )

O presidente do TJMG, desembargador Luiz Carlos Corrêa Junior, ressaltou a importância do prédio, o maior do Poder Judiciário na Comarca de Belo Horizonte. "Tivemos a oportunidade de verificar o andamento das obras e ficamos satisfeitos com o que vimos. Tenho certeza de que vamos entrar no ano de 2026 com o Fórum Lafayette novo e entregue à população de Belo Horizonte, com os nossos setores mais bem alocados e com possibilidade de prestar o serviço de qualidade a quem nos procura", disse.

Segundo o corregedor-geral de Justiça, desembargador Estevão Lucchesi de Carvalho, as obras de revitalização traduzem a importância da Capital mineira para o Judiciário estadual.

"Uma obra aguardada com muita expectativa e ansiedade, e que está avançando em um ritmo muito bom. Estamos confiantes de que a obra trará conforto para magistradas, magistrados, servidoras e servidores, possibilitando a melhor entrega da prestação jurisdicional", afirmou.

Not-Visita-obras-Forum-Lafayette2.jpg
O novo prédio do Fórum de BH terá, entre outras coisas, novas instalações elétricas e de telecomunicações e novo sistema de ar-condicionado central ( Crédito: Cecília Pederzoli / TJMG )

O novo prédio do Fórum Lafayette contará com quatro Tribunais do Júri e 48 Varas: 12 de Família; 11 Criminais; quatro Criminais Especializadas na Lei Maria da Penha; cinco de Tóxicos; quatro de Sucessões; duas da Infância e da Juventude; uma de Execuções Penais; uma de Inquéritos Policiais; uma de Precatórios Criminais; uma Agrária: uma de Registros Públicos. Também serão instalados Juizado Criminal, Centro de Reconhecimento de Paternidade, Setores Psicossocial e de Apoio Administrativo e Operacional e Central de Perícias Médicas.

O superintendente de Obras e Gestão Predial, desembargador Ronaldo Claret de Moraes, afirmou que as novas instalações trarão melhorias para o atendimento aos cidadãos de Belo Horizonte. "Estamos muito otimistas para que, no início de 2026, possamos ocupar o prédio. Com certeza vai ser uma melhoria para todos que o utilizam. Teremos melhores condições de trabalho e de atendimento ao público, que são os objetivos do Judiciário", disse.

Também estiveram presentes na visita o diretor executivo de Engenharia e Gestão Predial do TJMG, Marcelo Junqueira, além de servidoras, servidores e colaboradores que atuam nas obras.

Veja outras imagens neste link.

Diretoria Executiva de Comunicação – Dircom
Tribunal de Justiça de Minas Gerais – TJMG
(31) 3306-3920
imprensa@tjmg.jus.br
instagram.com/TJMGoficial/
facebook.com/TJMGoficial/
twitter.com/tjmgoficial
flickr.com/tjmg_oficial
tiktok.com/@tjmgoficial