O presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, desembargador José Arthur de Carvalho Pereira Filho, conduziu, nesta quarta-feira (3/4), reunião para apresentação de resultados dos projetos-pilotos do sistema Ágatha, que será usado na Corte mineira para gerenciamento de risco nas áreas administrativas da 2ª Instância.
A ferramenta, desenvolvida no âmbito do Ministério da Economia e adaptada ao TJMG pela Diretoria Executiva de Informática (Dirfor), é direcionada à gestão de integridade, riscos e controles.

Segundo o presidente José Arthur Filho, considerando a estrutura da Corte mineira, identificou-se a necessidade de um software capaz de colocar em prática a metodologia de gerenciamento de riscos nas diversas unidades administrativas, de maneira mais moderna e eficaz. Por isso decidiu-se pelo sistema Ágatha.
"O Tribunal foi pioneiro na área da Integridade, da Governança, e saímos efetivamente na frente. Temos outra ferramenta indispensável na gestão de risco, que vai reverberar em toda a Instituição e dar ao TJMG uma maior percepção de riscos em contratações e outras áreas”, disse.
Após a customização da ferramenta, de modo a atender às necessidades da Corte mineira, foram iniciados projetos-pilotos, por meio de testes na Diretoria Executiva de Finanças e Execução Orçamentária (Dirfin) e na Diretoria Executiva de Desenvolvimento de Pessoas (Dirdep).

Seguindo as diretrizes instituídas pela Portaria nº 6.344/PR/2023, o Ágatha pretende procedimentalizar a política de gestão de risco e será usado pelas diretorias executivas da Corte mineira. Ele será instituído por meio de portaria e já está disponível um guia de utilização.
Para capacitação de servidores, uma ação educacional está sendo desenvolvida pela Escola Judicial Desembargador Edésio Fernandes (Ejef).
O 2º vice-presidente do TJMG e diretor superintendente da Ejef, desembargador Renato Dresch, ressaltou a importância do trabalho realizado e da ferramenta para a gestão de riscos: "Somos um time e trabalhamos juntos. Quando as pessoas se unem, temos integridade. Todo mundo trabalhando em direção à melhoria do serviço público."
Presenças
Também participaram da reunião a superintendente Administrativa Adjunta de Gestão Estratégica, desembargadora Maria Lúcia Cabral Caruso; a juíza auxiliar da Presidência Raquel Gomes Barbosa; a diretora executiva do Centro de Sustentabilidade (Cesus) do TJMG, Selmara Fernandes; o diretor executivo da Dirfin, Eduardo Codo; a diretora executiva da Dirdep, Ana Paula Andrade Prosdocimi da Silva; a assessora técnica especializada da Presidência do TJMG, Tatiana Camarão; o gerente do Centro de Informação Institucional (Ceinfo), Luís Cláudio de Souza Alberto; a gestora do Centro de Controle, Transparência e Integridade (Ceconti), Ursina Andrade; o gerente de Estágio e Concurso (Gescon), Marcelo Caldeira Gandra; a gerente de Contabilidade (Gecon), Roxana Emília Nazaré Pereira de Carvalho; o gerente de projetos da Dirfor, Rogério Luis Massensini; a auditora da Secretaria de Controle Interno e Auditoria (Secaud), Maria Cristina Monteiro Ribeiro Cheib; o assessor técnico para o Desenvolvimento de Pessoas, Thiago Kamon Hyodo; a oficial judiciária Renata Azzalin; Ricardo Amorim Kjaer Junior, do Centro de Gestão, Padronização e Qualidade dos Processos (Ceproc); Thales Henrique, da Dirfor; Fabrício Santos, da Secretaria de Auditoria Interna (Secaud); e Lilian Vieira, Andrea Castro e Fabrício Gomes, da Dirfin.
Diretoria Executiva de Comunicação – DircomTribunal de Justiça de Minas Gerais – TJMG
(31) 3306-3920
imprensa@tjmg.jus.br/
instagram.com/TJMGoficial/
facebook.com/TJMGoficial/
twitter.com/tjmgoficial
flickr.com/tjmg_oficial