Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais

Ponte Nova realiza mutirão e movimenta mais de 200 processos

Ação envolveu juiz, assessor e estagiários da 1ª Vara Cível


- Atualizado em Número de Visualizações:

Um esforço concentrado tomou conta da 1ª Vara Cível da Comarca de Ponte Nova, no último sábado, 23 de fevereiro, quando foi realizado um mutirão com o objetivo de movimentar processos paralisados havia mais de 30 dias.

Iniciativa do juiz Damião Alexandre Tavares de Oliveira, titular da unidade, a ação contou com o empenho de toda a equipe durante dez horas de trabalho. Foram movimentados 164 processos, sendo 143 despachos, 9 decisões liminares e 12 sentenças. Participaram do mutirão o magistrado, o assessor e cinco estagiários.

O mutirão bimestral consta também do desdobramento do Planejamento Estratégico aprovado para a 1ª Vara Cível, até que fosse regularizado o grande fluxo de processos da unidade. Os mutirões tinham sido suspensos desde 2018.

Como o magistrado passou a responder também, desde janeiro deste ano, pelo Juizado Especial Cível e Criminal de Ponte Nova, e pela Comarca de Jequeri, a equipe do gabinete da 1ª UJ Cível decidiu retomar os mutirões para manter a regularidade da prestação jurisdicional.

Durante o esforço concentrado, foram movimentados ainda 75 processos do Jesp Cível e Criminal de Ponte Nova, sendo 34 despachos, 9 decisões liminares e 32 sentenças. No total, a equipe da 1ª UJ Cível movimentou 239 processos, além de liberar 15 expedientes do Jesp, a maioria referente a alvarás pendentes.

Na avaliação do juiz Damião Alexandre Tavares Oliveira, o resultado do mutirão “foi muito produtivo, haja vista que a equipe de estagiários do gabinete é bastante recente – começou a trabalhar em janeiro de 2019. Isso mostra que o trabalho de treinamento que vem sendo implementado no gabinete, sob a coordenação do assessor Jonathas Nunes Zoqbi, em menos de 60 dias, é um sucesso”.

Para o assessor Jonathas Nunes Zoqbi, “os novos estagiários – Debora, Regiane, Fábio, Erik, Giovanni – têm grande potencial para aprender com rapidez, são cuidadosos na análise dos processos, interessados e disponíveis para esforços concentrados como este, inclusive um deles é da vizinha Comarca de Viçosa, e se deslocou em pleno sábado para colaborar com a Primeira Unidade”.

O magistrado ressaltou ainda que “90% dos processos movimentados da 1ª UJ Cível estavam conclusos havia mais de 30 dias, o que dará um certo alento aos jurisdicionados”. Confiante, disse que a expectativa de todos em relação ao próximo mutirão, previsto para o mês de abril, é de que seja ainda mais produtivo.

Assessoria de Comunicação Institucional – Ascom
Tribunal de Justiça de Minas Gerais – TJMG
(31) 3306-3920
imprensa@tjmg.jus.br
facebook.com/TJMGoficial/
twitter.com/tjmgoficial
flickr.com/tjmg_oficial