Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais

Planos econômicos são pautas de mutirão bancário

Mais de 1 mil processos de expurgos inflacionários estão aptos para conciliação


- Atualizado em Número de Visualizações:

Mais de 1 mil processos relativos aos expurgos inflacionários de poupança estão aptos para conciliação em Belo Horizonte. A fim de resolver esses litígios e encerrar imediatamente os processos, garantindo o efetivo pagamento dos expurgos aos poupadores, o Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc) realiza, de 3 a 6 de junho, o mutirão bancário.

“Essa é a vantagem para todos os envolvidos: a solução rápida e o encerramento de processos que aguardam julgamento”, ressalta o juiz coordenador do Cejusc, Clayton Rosa de Resende.

Os bancos do Brasil, Bradesco e Santander fizeram o levantamento de 415, 170 e 500 processos, respectivamente, elegíveis para aderirem a propostas de acordo.

O expurgo inflacionário surge quando há a ausência de aplicação dos índices corretos de inflação sobre os investimentos na poupança. Os poupadores buscam reaver diferenças de correção da poupança dos Planos Bresser, Verão e Collor 2.

 As audiências ocorrem das 8h às 17h, sendo dia 3 de junho com o Banco do Brasil, 4 e 5 com o Santander e dia 6 com o Bradesco. A tentativa de negociação é em relação a processos de primeiro e segundo graus que se referem a acordo coletivo homologado pelo Supremo Tribunal Federal (STF), e em Recursos Extraordinários.

Só poderão participar das audiências as partes que foram intimadas e tiveram agendamento prévio. O Cejusc fica na Rua Francisco Sá, 1409, Gutierrez.

Assessoria de Comunicação Institucional – Ascom TJMG
Unidade Fórum Lafayette

(31) 3330-2123

ascomfor@tjmg.jus.br
facebook.com/TJMGoficial/
twitter.com/tjmgoficial
flickr.com/tjmg_oficial