Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais

Parceria entre Cejusc e Itaú gera mais de R$ 1 mi em acordos

Dados referem-se ao último trimestre de 2017; projeto foi firmado com o banco em Juiz de Fora


- Atualizado em Número de Visualizações:

Mais de um milhão de reais em acordos e um total de 60 sessões de conciliação foram realizados pelo Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc) de Juiz de Fora, no último trimestre, por meio de parceria firmada com o Banco Itaú. No total, os acordos, no setor pré-processual, ou seja, antes de o conflito se tornar um processo na Justiça, totalizaram um montante de R$ 1.970.780,64. A medida, avalia a juíza coordenadora Cejusc de Juiz de Fora, Ivone Campos Guilarducci Cerqueira, apresenta uma considerável dimensão cidadã.

 

“Tendo em vista o atual panorama econômico da sociedade brasileira, o programa cumpriu o importante papel de viabilizar o restabelecimento do crédito e da cidadania para diversos  cidadãos que nunca tinham tido nenhum registro nos cadastros de restrição ao crédito, mas que, em razão da perda da capacidade econômica advinda da  crise que assola nosso país, tornaram-se inadimplentes com os compromissos 
contratados”, explica a magistrada.

Vista_do_centro_de_Juiz_de_Fora-MG noticia1.jpg

A parceria entre o Cejusc de Juiz de Fora e o Banco Itaú iniciou-se em março de 2016 e visou à realização de sessões de conciliação no setor pré-processual, envolvendo a instituição financeira. O objetivo do projeto é criar um ambiente seguro, no qual o conciliador, como terceiro imparcial, conduz a sessão de conciliação, garantindo, para tanto, que ambas as partes possam manifestar seu interesse. Dessa maneira, ampliam-se as possibilidades de uma negociação que resulte em um acordo bom para todos os envolvidos e que evite a distribuição de eventuais ações de cobrança.

 

Antes de o projeto se iniciar, o banco assumiu o compromisso de apresentar propostas diferenciadas ao cidadão atendido pelo Cejusc e a garantia de análise das contrapropostas apresentadas. Além  disso, o Itaú comprometeu-se a promover a baixa em eventuais restrições ao crédito tão logo seja realizada a quitação da primeira 
parcela do acordo firmado entre as partes.

 

Banco do Brasil


Segundo a coordenadora do Cejusc de Juiz de Fora, uma parceria nos mesmos moldes acaba de ser firmada com o Banco do Brasil. A instituição bancária já passou para o Cejusc uma relação de clientes, e, nos próximos dias, já devem se iniciar as primeiras sessões de conciliação pré-processual. “Nossa experiência com o Banco Itaú revela que os acordos trazem muita satisfação para os clientes e para a instituição bancária. Os dois lados saem satisfeitos”, conclui.

 

Assessoria de Comunicação Institucional - Ascom
Tribunal de Justiça de Minas Gerais - TJMG
(31) 3306-3920

imprensa@tjmg.jus.br
facebook.com/TJMGoficial/
twitter.com/tjmgoficial
flickr.com/tjmg_oficial