Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais

Parceria com Senac proporciona esperança para crianças e adolescentes vítimas de violência

Projeto foi proposto pelo TJMG por meio da Vecca


- Atualizado em Número de Visualizações:

Equipes da Vara Especializada em Crimes Contra a Criança e o Adolescente (Vecca) do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) – Unidade Belo Horizonte, realizaram, no dia 17/5, um encontro com adolescentes e suas mães ou responsáveis, como parte de um projeto que visa fortalecer a autoestima de crianças e adolescentes e ajudar a superarem as consequências dos crimes violentos dos quais foram vítimas.

Not-1---Projeto-TJMG---Senac.jpg
Mães, responsáveis e adolescentes vítimas de violência estiveram no evento da Vecca em parceria com o Sistema Fercomércio BH  ( Crédito : Joubert Oliveira / TJMG )

O projeto começou em agosto de 2023, a partir de uma parceria proposta pela juíza da Vecca, Marixa Fabiane Lopes Rodrigues, ao Sistema Fecomércio BH. Na época, a magistrada oficializou um pedido de encaminhamento de crianças e adolescentes que foram vítimas de violência para serviços educacionais, culturais e de iniciação profissional desenvolvidos pelo Serviço Social do Comércio (Sesc-MG) e pelo Senac.

Na iniciativa, que visava estreitar o relacionamento entre as instituições, crianças, adolescentes e suas mães e responsáveis, os participantes assistiram a uma palestra sobre habilidades sócio-emocionais e conheceram algumas das instalações do Senac que oferecem cursos como Gastronomia, Tecnologia da Informação e Enfermagem. Eles também visitaram espaços como laboratórios, salas multimídia e biblioteca.

As beneficiadas e os beneficiados pelo projeto, incluindo mães e responsáveis, se enquadram no perfil do Programa Senac+, que oferece cursos rápidos e práticos com certificações gratuitas, e também do Programa Senac Gratuidade, que oferece cursos sem custos para o público que preenche os requisitos de vulnerabilidade social.

Not-5---Projeto-TJMG---Senac.jpg
Jovens e familiares conheceram os cursos gratuitos oferecidos pelo Senac ( Crédito : Joubert Oliveira / TJMG )

Os participantes preencheram uma ficha indicando quais cursos do Senac têm interesse, para que sejam avisados quando estiverem disponíveis. Interessados também podem acessar os cursos gratuitos no site do Senac, nas abas Programa Senac+ e Programa Senac Gratuidade.

A mãe de uma das adolescentes estava feliz com a possibilidade de a filha ter uma oportunidade. Segundo ela, a filha lhe comunicou sobre o convite da Vecca para que participassem do projeto. Na ocasião, foi informada de que ela e a filha poderiam se inscrever em até dois cursos anuais gratuitos no Senac. Com isso, marcou 15 opções de cursos de interesse.

Observando sobre a oportunidade que surgiu de uma situação traumática vivida pela jovem, a mãe comemorou a contribuição que a palestra já trouxe para a filha. "Ela sorriu hoje”, contou sobre a reação da filha ao conversar com o instrutor e com outras participantes, ressaltando que essa reação tem sido rara para a adolescente desde que foi vítima de violência. A filha disse que se sentiu confortável para se expressar e conversar com instrutores e participantes, e que estava curiosa sobre os cursos oferecidos.

Not-3---Projeto-TJMG---Senac.jpg
Após assistirem a uma palestra, as adolescentes puderam indicar os cursos gratuitos do Senac que mais lhes interessaram ( Crédito : Joubert Oliveira / TJMG )

Outra adolescente contou que compareceu à palestra desestimulada para se manifestar em grupo, mas diante da habilidade do instrutor em incentivar a participação e interação de todas, se animou e acabou sendo uma das mais comunicativas durante as dinâmicas propostas. De acordo com ela, o ambiente propício e acolhedor preparado pelas equipes do Senac e da Vecca, promoveu a participação e a reflexão sobre as perspectivas futuras.

Ela afirmou que, durante as conversas e atividades em grupo, se deu conta de que ali estavam outras meninas que, assim como ela, viveram situações ruins, mas que estavam reunidas com esperança de que a vida pode recomeçar de uma forma melhor.

A secretária da Vecca, Bianca Paz, assistente de atendimento, contou que a primeira ação da parceria ocorreu em outubro de 2023, quando um grupo de adolescentes foi convidado a participar de um evento promovido pelo Sesc sobre Cultura Pop. Nessa fase inicial do projeto, além dela, atuam Laura Falcão (assistente administrativa) e Tânia de Alcântara Sena (psicóloga judicial), do setor técnico.

Assessoria de Comunicação Institucional – Ascom
TJMG – Unidade Fórum Lafayette
(31) 3330-2123

ascomfor@tjmg.jus.br
instagram.com/TJMGoficial/
facebook.com/TJMGoficial/
twitter.com/tjmgoficial
flickr.com/tjmg_oficial