O Núcleo de Voluntariado (NV) do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) recebeu, na segunda-feira (28/7), na sede da Cooperativa dos Integrantes do Poder Judiciário e do Ministério Público (Sicoob Jus-MP), no bairro Barro Preto, Região Centro-Sul de Belo Horizonte, 63 cobertores doados pelo Sicoob Jus-MP.
Os cobertores foram arrecadados durante festa junina realizada para colaboradores, diretores e conselheiros da cooperativa. Na ocasião, o Sicoob Jus-MP promoveu uma ação de voluntariado no âmbito do Dia de Cooperar (Dia C) – programa de responsabilidade social do cooperativismo brasileiro com foco no incentivo ao voluntariado e nos impactos sociais transformadores nas comunidades – e os participantes do evento puderam fazer a doação de cobertores.
"A festa junina foi um momento de confraternização e também de solidariedade. Todos aqueles que participaram da festa puderam levar um cobertor e contribuir com a ação. Hoje, nós estamos entregando os cobertores ao Tribunal de Justiça para que o Núcleo de Voluntariado possa dar a destinação correta do material", disse o diretor financeiro e de negócios do Sicoob Jus-MP, juiz Agnaldo Rodrigues Pereira.
Durante a entrega, o presidente do Conselho de Administração do Sicoob Jus-MP, promotor de Justiça Paulo Cesar Vicente de Lima, destacou o protagonismo nacional do Tribunal de Justiça em prol da população vulnerável, por meio do Comitê Local da Política de Atenção a Pessoas em Situação de Rua do Poder Judiciário (PopRuaJud) e do Núcleo de Voluntariado.
"O trabalho do Núcleo de Voluntariado do TJ em ajudar e acolher as pessoas em situação de vulnerabilidade em Minas Gerais é incrível", exaltou o promotor.
Para a coordenadora do NV/TJMG, desembargadora Maria Luíza de Marilac Alvarenga Araújo, a doação de cobertores faz toda a diferença na vida da população em situação de vulnerabilidade porque, além de amenizar os impactos do inverno, oferece um pouco de esperança e dignidade.
"O inverno não é tão frio quando existe solidariedade. Como dizia a irmã Dulce: 'não se vai acabar com a pobreza, porém, a gente deve empregar todos os esforços possíveis para melhorar a situação'", disse a desembargadora.
Também estiveram presentes o diretor do foro da Comarca de Belo Horizonte, juiz Sérgio Henrique Caldas Fernandes, e a vice-presidente do Conselho de Administração do Sicoob Jus-MP, desembargadora aposentada do TJMG Mariza de Melo Porto.
Os cobertores arrecadados serão distribuídos pela equipe do Núcleo de Voluntariado à população em situação de rua por meio da van do TJMG.
Diretoria Executiva de Comunicação – Dircom
TJMG – Unidade Fórum Lafayette
(31) 3330-2800
forumbh.imprensa@tjmg.jus.br
instagram.com/TJMGoficial/
facebook.com/TJMGoficial/
twitter.com/tjmgoficial
flickr.com/tjmg_oficial
*