Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais

Ministro da Justiça do Paraguai visita unidades da Apac

Rodrigo Nicora Villamayor e comitiva conheceram as unidades da Gameleira e de Betim


- Atualizado em Número de Visualizações:
Not---Visita-comitiva-do-Paraguai-as-APAC_s-Feminina-e-de-Betim.jpg
O ministro da Justiça do Paraguai, Rodrigo Nicora Villamayor, disse que pretende fundar uma Apac exclusivamente feminina no país (Crédito: Riva Moreira/TJMG)

Depois de uma visita de cortesia ao Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), na quarta-feira (4/9), o ministro da Justiça do Paraguai, Rodrigo Nicora Villamayor, e comitiva conheceram, nesta quinta-feira (6/9), as unidades feminina da Associação de Proteção e Assistência aos Condenados (Apac), no bairro Gameleira, em Belo Horizonte, e mascuilina, em Betim, na Grande BH. As visitas foram feitas a convite da Fraternidade Brasileira de Assistência aos Condenados (FBAC).

O ministro Rodrigo Nicora Villamayor estava acompanhado dos assessores do Ministério da Justiça Juan Cruz Cellamare e Fatima Carolina Cabrera Brambilla e do presidente da Apac paraguaia, Felix Duarte Dupont. A primeira Apac no Paraguai foi inaugurada em 2022, no município de Coronel Oviedo, a 200 quilômetros da capital Assunção, e a ideia é aprimorar e expandir a metodologia no país, com a construção de novas unidades.

Not---Visita-comitiva-do-Paraguai-as-APAC_s-Feminina-e-de-Betim---9--.jpg
O ministro Rodrigo Nicora Villamayor conheceu detalhes das oficinas montadas na unidade da Apac Gameleira, como a de costura (Crédito : Riva Moreira/TJMG )

O ministro Rodrigo Nicora Villamayor disse que foi uma honra conhecer o funcionamento das duas Apacs e que volta para seu país com a esperança renovada, por ter visto um modelo prisional com resultados positivos. "A pedra fundamental é tocar a alma das pessoas. Queremos que a Apac no Paraguai tenha impacto na sociedade local. Volto satisfeito, agradecido e com muitas ideias para reproduzir. Fiquei tocado não só com o programa, mas com todo o apoio que há por trás dessa metodologia. No Paraguai, já temos um pequeno pavilhão que funciona com a metodologia Apac e essa viagem foi para explorar e compreender um pouco melhor”, disse.

Not---Visita-comitiva-do-Paraguai-as-APAC_s-Feminina-e-de-Betim---4--.jpg
A comitiva também visitou as instalações da Apac masculina de Betim (Crédito: Riva Moreira/TJMG)

Presente na Apac Gameleira, na recepção à comitiva paraguaia, o juiz em atuação na Vara de Execuções Criminais de Belo Horizonte, Daniel Pacheco, deu as boas-vindas ao grupo e enfatizou “que é impossível não se encantar com a metodologia da Apac e replicá-la”.

O presidente do Conselho da Fraternidade Brasileira de Assistência aos Condenados (FBAC), Tomáz de Aquino, que acompanhou a comitiva, disse que a importância da visita é dupla. "Primeiro, por conhecerem a primeira Apac Feminina da capital que funciona muito bem e é exemplar. Em segundo lugar, o reconhecimento do trabalho realizado na Apac, que só tem evoluído e alcançado não só expansão nacional, mas também internacional”, afirmou.

Presenças

Também participaram das visitas o superintendente de Gestão de Vagas do Departamento Penitenciário de Minas Gerais (Depen-MG), Fábio César Simões Moreira; e a diretora de Custódias Complementares do Departamento Penitenciário de Minas Gerais (Depen-MG), Lilian Aparecida Graciano Magalhães Damásio. Em Betim, a comitiva foi acompanhada também pelo prefeito Vittorio Medioli. 

Veja o álbum com mais fotos das visitas.

Diretoria Executiva de Comunicação – Dircom
Tribunal de Justiça de Minas Gerais – TJMG
(31) 3306-3920
imprensa@tjmg.jus.br
instagram.com/TJMGoficial/
facebook.com/TJMGoficial/
twitter.com/tjmgoficial
flickr.com/tjmg_oficial
tiktok.com/@tjmgoficial