
O desembargador Edison Feital Leite representou o presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, Luiz Carlos Corrêa Junior, nesta terça-feira (6/8), na abertura do Mês da Segurança Institucional, evento promovido pelo Ministério Público de Minas Gerais (MPMG).
O Mês da Segurança Institucional tem a programação desenvolvida pelo Gabinete de Segurança Institucional (GSI) do Ministério Público mineiro e visa a difundir e incentivar a implementação de uma cultura de segurança entre os integrantes do MPMG, bem como a proteção e o zelo pelo patrimônio da instituição. A abertura do evento ocorreu no Salão Vermelho do Ministério Público de Minas Gerais.
O desembargador Edison Feital Leite salientou que o evento é uma grande oportunidade para acompanhar os principais experts em segurança e inteligência. “As palestras do encontro nos ajudam a dar outro direcionamento em nossas vidas, na vida de nossos filhos, e das pessoas que trabalham conosco no dia a dia. O tema segurança institucional é muito importante para todos nós”, afirmou o desembargador.
Para ele é uma grande honra representar o presidente Corrêa Junior em um evento promovido pelo Gabinete de Segurança Institucional do MP, que, segundo ele, deve sempre se comunicar com o GSI do Tribunal de Justiça. “As instituições não podem caminhar sozinhas. Um GSI só funciona de forma plena se houver comunicação e troca de informação entre as instituições”, acrescentou o magistrado.
Abertura
O evento foi aberto pelo coordenador do GSI do Ministério Público de Minas Gerais, promotor Rafael Henrique Martins Fernandes. Ele destacou a segurança como um fator primordial no planejamento da instituição, em um momento que o combate da utilização da tecnologia em atividades criminosas se apresenta como um grande desafio para instituições como o Ministério Público, Tribunal de Justiça e polícias em geral. “Estatísticas apontam que, no Brasil, um valor equivalente a 3,2% do Produto Interno Bruto é perdido em função de golpes aplicados com ajuda da tecnologia”, alertou.
Após a abertura, o coordenador do Laboratório de Operações Cibernéticas da Diretoria de Operações e Inteligência do Ministério da Justiça e Segurança Pública, delegado de Polícia Alessandro Barreto, ministrou palestra com o tema “Como se proteger dos golpes no Brasil?”. Ele mostrou ao público os principais golpes aplicados por quadrilhas especializadas em novas tecnologias.
Barreto listou uma série de golpes frequentes no Brasil e detalhou estratégias de proteção contra os crimes da era digital. Segundo ele, com o aumento do uso da tecnologia durante a pandemia, a criminalidade também migrou para o ambiente virtual, que, sob o ponto de vista dos criminosos, possui algumas vantagens: impunidade, escala, lucratividade e atratividade.

De acordo com o delegado, as pessoas devem evitar repetir senhas e não usar senhas fáceis de serem detectadas pelos criminosos, não anotar senhas no celular, evitar clicar em links desconhecidos, e não postar informações pessoais nas redes sociais, o que facilita a vida dos criminosos.
Presenças
Compuseram a mesa de abertura, o corregedor-geral do MPMG, Marco Antônio Lopes de Almeida; o desembargador do TJMG Edison Feital Leite; o coordenador do GSI do Ministério Público de Minas Gerais, promotor Rafael Henrique Martins Fernandes, o secretário municipal de Planejamento, Orçamento e Gestão de Belo Horizonte, André Reis; a diretora de Gestão e Integração de Informações do Ministério da Justiça e Segurança Pública, Vanessa Fusco Nogueira Simões; o superintendente regional da Polícia Rodoviária Federal em Minas Gerais, inspetor Fábio Henrique Silva Jardim; o diretor de Inteligência da Polícia Militar de Minas Gerais, tenente coronel Miller França Michalick; o assessor de Relações Institucionais da Polícia Civil de Minas Gerais, delegado Marcelo Oliva Galizzi; e a diretora de Assuntos Institucionais do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais, coronel BM Jordana de Oliveira Filgueiras Daldegan.
Programação
O Mês da Segurança Institucional 2024 ainda apresenta no dia 8, o lançamento do podcast Pod Chegar Junto, com o tema “Fraudes mais comuns – como se livrar de golpes”, que estará disponível no Spotify e no canal do MPMG na plataforma YouTube. Dia 19, haverá o lançamento da Feira da Segurança Institucional, no Pilotis da Procuradoria-Geral de Justiça.
Já no dia 28, o evento apresentará o painel “Inteligência Artificial Responsável e seu uso na Segurança Pública: oportunidades e riscos, com o professor titular do Departamento de Ciências da Computação da UFMG, Virgílio Almeida; com o coordenador do Centro de Estudos em Criminalidade e Segurança (Crisp), Cláudio Beato; e com a cientista da computação, pesquisadora e ativista brasileira, Nina da Hora.
Diretoria Executiva de Comunicação – Dircom
Tribunal de Justiça de Minas Gerais – TJMG
(31) 3306-3920
imprensa@tjmg.jus.br
instagram.com/TJMGoficial/
facebook.com/TJMGoficial/
twitter.com/tjmgoficial
flickr.com/tjmg_oficial
tiktok.com/@tjmgoficial