"Eu sou mais forte do que eu." A frase da escritora ucraniana, naturalizada brasileira, Clarice Lispector, traduz a condição feminina e sua identidade no mundo contemporâneo. O desejo de liberdade e a luta contra a opressão levaram a mulher a um novo caminho, tornando-a protagonista da própria história.
Ao longo do tempo, na busca por sua independência e pela harmonia nas relações sociais, a mulher mostrou a força que a libertou da resignação e de seu aprisionamento no mundo.
É sempre tempo de propagarmos a autonomia das mulheres, desmistificar estereótipos e preconceitos e lançar luz sobre lutas históricas das mulheres diante das desigualdades de gênero.
Neste contexto, o Tribunal de Justiça de Minas Gerais, por meio da Coordenadoria da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar (Comsiv), tem atuado com estratégias e boas práticas que possam contribuir para o combate e a prevenção de abusos.
Esse pensamento sintetiza a ideia potente de que o empoderamento feminino, com suas ideias e conquistas, possibilita a sociedade justa e pacífica com que sonhamos. Por isso, essa luta precisa ser de todos nós.
Em nome do Poder Judiciário mineiro, minhas saudações, neste 8 de Março, a todas as mulheres.
Desembargador Gilson Soares Lemes
Presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais